Programa de Extensão realiza Seminário Saúde do Trabalhador

ImprimirImprimir

Acontecerá nesta quinta-feira (6), das 8h às 15h, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus I da UFPB, em João Pessoa

 

O Seminário “Saúde do Trabalhador: Diálogos Ergologia e Educação Popular em Saúde” é uma proposta vinculada ao Projeto Vidas Paralelas-PB (PVP-PB) e Projeto Educação Popular em Saúde do Trabalhador (PEPAST), que acontece nesta quinta-feira (6), das 8h às 15h, no Auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

O Programa de Educação Popular e Saúde do Trabalhador constituído pelos projetos PVP/PEPAST participam do Programa de Educação Popular em Saúde (PROGEPS) do Proext da UFPB, que articula estudantes, trabalhadores e entidades sociais empenhados em realizar ações de extensão popular, com o objetivo de apresentar o trabalhador brasileiro e o mundo do trabalho a partir do seu próprio olhar, contribuindo para formação crítica no campo da saúde do trabalhador dos sujeitos envolvidos neste espaço.

 

A Educação Popular em Saúde está centrada na perspectiva de uma educação baseada nos princípios freirianos, realizando ações que buscam o diálogo, a participação social, a reflexão crítica, a valorização do conhecimento popular, ou seja, uma educação acessível e, sobretudo participativa. É a partir dessa troca de experiências que se constroem estratégias que promovem o protagonismo social na luta por cidadania, direito e principalmente, uma saúde humanizada.

 

Articulando a Educação Popular em Saúde com a experiência da Ergologia idealizada e desenvolvida na França por Yves Schwartz da Universidade de Provance,esta trata basicamente de uma proposta para analisar e refletir o trabalho humano e suas implicações na vida dos trabalhadores buscando estratégias de intervenção transformação nesse campo, será realizado O Seminário: Diálogos sobre Educação Popular em Saúde e Ergologia no entorno dessas linhas de abordagens.

 

Podem participar todos os parceiros, trabalhadores, estudantes, professores, entidades, instituições, órgãos e movimentos sociais vinculados à Saúde do Trabalhador. As inscrições são gratuitas e o nº de vagas limitadas á capacidade do auditório (90 vagas).

 

As inscrições podem ser realizadas até quarta-feira das 9h as12h e de 14 às 17h, na sala do programa de educação popular e Saúde- PROGEPS que fica localizado no primeiro andar prédio Arnaldo Tavares- CCS ou no dia do evento.

 

PROGRAMAÇÃO

 

9hAbertura

Reitoria / Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB

Direção do CCS e CCM

Chefia do DFT

Coordenação Nacional do PVP

Coordenação do PEPAST/PVP-PB

 

9h30

Mesa Redonda:

“SAÚDE DO TRABALHADOR: DIÁLOGOS ENTRE EDUCAÇÃO POPULAR E SAÚDE E ERGOLOGIA”

 

Expositores:

Drdo/MsDailton Lacerda– UFPB – Educação Popular e Saúde

Drdo/MsYannick Garcia– Universidade de Provance/França – Ergologia

 

10h30Roda de diálogos: debate com a plenária

 

12h– Intervalo para Almoço

 

13h30– Apresentação deexperiências

 

  • Projetos de Educação Popular e Atenção à Saúde do Trabalhador – PEPAST (bolsistas) / PVP-PB (bolsistas) – 30 apresentação

 

  • Experiência em Ergologia – Yannick Garcia – 30´ apresentação

 

14h30– Roda de diálogos: debate com a plenária

15h- Lanche Coletivo Solidário (cada pessoal leva alguma coisa para lanchar (uma bebida e um alimento) e compartilhar coletivamente.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: