HULW da UFPB inaugura Centro de Referência em Psoríase

A inauguração está marcada para o dia 17 deste mês, às 10h, e ocorrerá no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Campus de João Pessoa

No dia 17 de dezembro, às 10h, ocorrerá no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba (HULW/UFPB) a cerimônia de inauguração do Centro de Referência de Apoio e Tratamento de Psoríase da Paraíba. Foram convidados para o evento a reitora da UFPB Margareth Diniz, o vice-reitor eleito Eduardo Habenhorst, o secretário de estado da Saúde Waldson Souza, a secretária municipal Roseane Meira, o prefeito eleito de João Pessoa Luciano Cartaxo e o arcebispo D. Aldo Pagotto, entre outros.

O Serviço de Psoríase já funciona no ambulatório do HULW, atendendo à população. No mês de outubro, o secretário de Saúde Waldson Dias de Souza publicou no Diário Oficial o reconhecimento pelo estado do serviço como referência.

Como funciona o serviço

A Psoríase não tem cura, mas existe tratamento, já que é uma das doenças mais estudadas no mundo, com grandes avanços. O ambulatório do Hospital Universitário é um dos melhores do Nordeste para acompanhar pacientes portadores de psoríase e conta com cerca de 200 pacientes cadastrados.

A pessoa com suspeita da doença deve procurar o serviço de psoríase no ambulatório do HULW, onde passará por uma triagem. Feito o diagnóstico, será iniciado o tratamento. O tratamento pode se dar em três modalidades: tópico (pomada), oral (comprimidos) e subcutâneo (através da aplicação de injeções).Esta última modalidade é indicada para os pacientes mais graves.

O que é a Psoríase

É uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas. Não tem cura, mas existe controle.

Em alguns casos as lesões podem estar apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Já em outros, as lesões se espalham por toda a pele. Frequentemente há acometimento das unhas. As juntas também podem ser afetadas, causando artrite psoriástica.

Quem pode ter:

Qualquer pessoa, independente de sexo ou idade. As lesões trazem prejuízos à qualidade de vida dos portadores, seja pela coceira ou pelas lesões em locais visíveis, comprometendo a interação e autoestima. A psoríase é causada por vários fatores, entre eles um componente genético. Seu aparecimento e piora podem estar associados a medicamentos, infecções, uso de álcool, tabagismo e estresse emocional. A psoríase NUNCA é adquirida pelo contato, mesmo íntimo, com um indivíduo portador da doença.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações da Ascom/HULW