Interatividade com Bolsa Família será lançada sexta, na capital

O dia de realização do primeiro teste de interatividade na TV pública brasileira com famílias de baixa renda já está definido.

Será sexta-feira (14), às 14h, em solenidade de lançamento da transmissão digital pela TV Câmara de João Pessoa.  Cem beneficiários do Bolsa Família vão assistir, em suas TVs, a primeira exibição de vídeos interativos produzidos pela TV UFPB e pelo Lavid.

Os vídeos, que permitem ao telespectador fazer escolhas, enquanto são transmitidos, foram produzidos pela TV UFPB, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Católica de Brasília (UCB), Núcleo Lavid da UFPB e Banco do Brasil. O projeto é uma iniciativa da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa, TV Câmara Federal e a sua afiliada local, além de outros parceiros.

Um grande diferencial dessa proposta, que projeta a Paraíba, no plano nacional, é que se trata da primeira experiência de interatividade na TV aberta e pública brasileira, que oferece ao cidadão um canal de serviços da EBC, uma espécie de canal extra, através do qual os programas-piloto interativos serão exibidos. Trata-se de um projeto, de nível nacional, que pretende ampliar e fortalecer o sistema público de comunicação e radiodifusão do Brasil para universalizar o acesso da população a uma programação diferenciada e interativa.

O canal interativo serviços da EBC, com transmissão digital, será disponibilizado para 100 famílias dos bairros de Mandacaru, Cristo e Colinas do Sul, inscritas no Bolsa Família, programa do Ministério do Desenvolvimento Social. Nesse canal, serão exibidos, apenas para esse público-alvo, vídeos interativos, por um período de três meses. Durante a execução do projeto, os parceiros envolvidos vão testar o potencial que essas famílias têm de interagir com os novos recursos proporcionados pela tecnologia digital, avaliando também aspectos da transmissão digital e outras funcionalidades do sistema.

O projeto piloto de interatividade está sendo coordenado pelo superintendente de Suporte da EBC, André Barbosa. Na TV UFPB, a produção foi coordenada pela jornalista e mestre em TV digital, Madrilena Feitosa, com a supervisão da professora Sandra Moura. No âmbito do Núcleo Lavid, o desenvolvimento das aplicações interativas esteve sob a coordenação do professor e coordenador do Núcleo, Guido Lemos, e da jornalista e mestre em TV digital, Kellyanne Alves.  Na UFSC, o projeto esteve sob a coordenação do professor Fernando Crocomo, e na UCB, do professor Alexandre Kieling.

A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de João Pessoa tem sido um forte parceiro nesse projeto, pois vem mobilizando sua equipe de psicólogas e  assistentes sociais para apoiarem a viabilização do projeto  na capital. O secretário Antonio Jácome se associou à iniciativa e colocou equipes de assistentes sociais e psicólogas que atuam no Programa Bolsa-família para acompanharem a coordenação e produção do projeto nos encontros com as famílias dos bairros de Mandacaru, Colinas do Sul e Cristo Redentor.

Cada uma das 100 famílias vai receber um equipamento chamado set-top box, que, acoplado à TV de cada cidadão participante, vai permitir uma experiência de interatividade, todas as vezes que ele, através do controle remoto, entrar na Canal de Serviços da EBC e escolher assistir os programas interativos que foram produzidos pela rede de parceiros. Enquanto assiste aos vídeos produzidos pela TV UFPB e Núcleo Lavid, o beneficiário do Bolsa Família terá a opção de interagir, escolhendo se deseja saber informações atualizadas sobre vagas de emprego em João Pessoa, cursos de capacitação e como obter documentos.  Ao escolher os  vídeos interativos desenvolvidos  pela UFSC e UCB, o telespectador terá informações sobre serviços do Governo Federal, na área de Saúde, que estão à disposição do cidadão, além de benefícios como aposentadoria, Programa Bolsa família e Brasil Carinhoso.

Agência de Notícias da UFPB - Madrilena Feitosa