Estudantes de Pedagogia a distância participam de Seminário

Será realizado nesta quarta-feira (12), das 9h às 18h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes; as inscrições são gratuitas

Estudantes de pedagogia dos vários polos de Educação à Distância da Universidade Federal da Paraíba (EAD/UFPB) estarão reunidos em João Pessoa nesta quarta-feira (12), das 9h às 18h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, para debater sobre a produção e o conhecimento científico do curso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente na página virtual do curso: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGNoN3NaTklYMmRtUElxUnBWV0tHSlE6MQ

Podem participar estudantes matriculados nos marcos 6, 7 e 8 do curso de pedagogia à distância devidamente matriculados, em especial os que estão matriculados nos componentes curriculares de “Pesquisa Aplicada à Educação” e “Trabalho de Conclusão de Curso”. Como também alunos dos cursos presenciais de outras áreas das ciências humanas (educação física, psicopedagogia, filosofia, sociologia, comunicação, etc).

O professor e coordenador do evento, Jorge Fernando Hermida, disse que o Seminário vai debater temas importantes vinculados aos processos de mediação pedagógica e as estratégias de orientação e construção do conhecimento, levando em consideração o papel dos sujeitos (professores, mediadores e aprendentes) assim como a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) e do ambiente virtual de aprendizagem.  Dentre outros têm ainda a produção textual, o plágio, o gênero acadêmico e as normas técnicas.

O evento tem o objetivo de se tornar um espaço a mais para debates e intercâmbio sobre temas vinculados à elaboração de projetos de pesquisa, produção de conhecimento científico e suas diversas modalidades (monografia e trabalhos de conclusão de curso – TCC).

A coordenadora do curso de educação à distância da UFPB, professora Lebiam Tamar, comentou que na graduação, a pesquisa e a produção do conhecimento não podem ficar restrita a um pequeno grupo de componentes curriculares do curso no momento de elaboração do trabalho de conclusão do curso (TCC).

“A metodologia e pesquisa científica são temas que estão sendo debatidos por várias áreas do saber científico e agora a educação à distância está trazendo a tona também essa discussão”, disse o professor e coordenador do evento, Jorge Fernando Hermida, que vai falar sobre o problema dos plágios nos trabalhos acadêmicos da educação à distância e como essa questão vem sendo trabalhada na EAD da UFPB.

O professor Hermida, também coordena os projetos de TCC e é autor de vários livros da área de Educação Infantil. Neste evento ele apresentará suas obras mais recentes: “Corporeidade e Educação” e “Educação Infantil: temas em debate” – ambas publicadas pela Editora Universitária da UFPB.

Sobre a EAD– A educação à distância é hoje uma realidade em várias universidades brasileiras. É uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino e aprendizagem. A região sudeste do Brasil foi a primeira a abraçar a EAD e ramificá-la em suas diversas instituições de ensino. No ano de 2005, segundo dados Anuário Brasileiro Estatístico de Educação a Distância a região concentrava 50% dos alunos estudando a distância.

Já em 2007 houve uma mudança colocando o Sul do país na primeira colocação entre as regiões que mais concentram alunos de EAD. Para se ter ideia, só no ano de 2006, do total de 778.458 estudantes matriculados em cursos de educação a distância em instituições de ensino credenciados, 258.623 eram da região Sul, 243.114 da região Sudeste e 135.998 do

Centro-Oeste. Em porcentagem o Sul tem 33% dos alunos contra 31% do Sudeste.

As características do aluno EAD normalmente são pessoas com mais idade e maturidade. O aluno precisa ser autodidata, e saber sua melhor forma de estudo, para realização de tarefas sem a cobrança de um professor; precisa ser curioso, questionar, trocar informações e dar sugestões. O professor, por sua vez, é o profissional que ministra aulas em todos os níveis educacionais, em educação a distância ele torna-se intermediário dos saberes coletivos em vez de fornecedor direto de conhecimentos como na educação presencial.

Na educação presencial (convencional) professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula e na educação a distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece fundamentalmente com professores e alunos separados fisicamente no espaço e ou no tempo, mas podendo estar juntos através de tecnologias de comunicação.

Mais informações sobre o evento podem ser adquiridas na secretaria do curso da EAD da UFPB ou pelo telefone: 3216-7713.

Confira a programação:

8h – ACOLHIDA AOS APRENDENTES

9h – ABERTURA DO EVENTO

Professora Dra. Lebiam Tamar Silva – Coordenadora do curso

9h30 – 10h15

PALESTRA 1 – O TRABALHO ACADÊMICO: ESPECIFICIDADES E O PROBLEMA DOS PLÁGIOS (O MAL DO SÉCULO XXI).

Palestrante: Prof. Dr. Jorge Fernando Hermida (EAD/UFPB)

10h20 – 11h

PALESTRA 2 – A PRODUÇÃO MONOGRÁFICA E SEUS GÊNEROS TEXTUAIS DISCURSIVOS

Palestrante: Prof. Dra. Rosemary Evaristo Barbosa (EAD/UFPB)

11h – 11h45 -

PALESTRA 3 – NORMAS TÉCNICAS PARA A ELABORAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

Palestrantes – Profa. Ms. Ivana Lima e Gracileide Alves Dias (EAD/UFPB).

Intervalo para o almoço:

14h – 16h45

MINI-CURSO – PROJETOS DE PESQUISA E PROJETOS DE INTERVENÇÃO: ESPECIFICIDADES E DIFERENÇAS

Ministrantes: Professoras Dras. Marilene Salgueiro e Josevãnica da Silva (EAD/UFPB).

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria