XV Virtuosi homenageia centenário de Luiz Gonzaga

De quinta a sábado o festival apresenta músicos internacionais no Departamento de Música (Demus) da Universidade Federal da Paraíba, Campus I

Bertrand GiraudUm programa inteiro dedicado a Luiz Gonzaga, nesta quinta-feira (13), e apresentação de dois concertos internacionais, na sexta (14) e no sábado (15), sempre às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Departamento de Música (Demus) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa. Esta é a programação do XV Festival Internacional de Música (Virtuosi), com entrada gratuita ao público.

Na homenagem ao Rei do Baião, a atração da primeira parte do programa é Toninho Ferragutti, que, de acordo com Hermeto Pascoal, é um dos maiores acordeonistas do mundo. Ferragutti vai apresentar músicas do CD “Nem sol nem lua”. Em seguida, será apresentada a obra “A coragem e a cara – Memorial musical de Luiz Gonzaga”, encomendada pelo Virtuosi aos compositores Eli-Eri Moura e Marcílio Onofre. A peça estreou no Virtuosi de Gravatá 2012. Com texto de Tarcísio Pereira, a obra foi composta para ator, viola, acordeon, coral e orquestra de cordas. O ator protagonista é Dema Camazzo. Ele será acompanhado pelo Coro Sonantis, do Compomus/UFPB. A regência é do maestro Rafael Garcia.

Na sexta-feira (14), apresenta-se o pianista russo Igor Lovchinsky, e no sábado (14), o duo franco-americano Walter Cosand e Bertrand Giraud, em piano a quatro mãos. Patrocinado pelo Ministério da Cultura e BNDES, o XV Virtuosi, pelo terceiro ano consecutivo, acontece em diferentes localidades além do Recife, incluindo João Pessoa, Olinda e Belém do Pará. Em João Pessoa, o evento tem o apoio do Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) da UFPB. A décima-quinta edição do Virtuosi é dedicada ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga.Igor Lovchinsky

Músicos

Igor Lovchinsky (piano)

Aclamado pela revista Gramophone como uma "estrela do futuro" e pela revista Piano pela "elegância e beleza arrebatadora" de sua performance, tem se apresentado no Kennedy Center, Carnegie Hall, The Bushnell Center, Teatro Eastman e Teatro Ohio. Apresentou-se em Varsóvia, Pequim e Calgary. Sua execução do primeiro concerto de Chopin com a Orquestra de Câmara Virtuosi de Connecticut foi transmitida pela rádio WQXR de Nova York, e foi apresentada como trilha sonora do filme independente "Romance Larghetto " do diretor Pablo Goldbarg. É graduado pela Juilliard School, NY.

Bertrand Giraud (piano)

Duplamente diplomado pelos conservatórios de Paris e de Genebra, estudou com Pierre Amoyal, Colette Zerah, Martha Katz, Claude Helffer, Sergio Perticaroli, Aquile Delle Vigne, entre outros. Seus encontros com Colette Zerah e depois com Bruno Canino foram determinantes para seu desenvolvimento e escolhas artísticas.Vencedor de concursos internacionais se apresentou em vários países tais como Alemanha, Andorra, Áustria, Rússia, Polônia, Suíça, Japão, Argentina entre outros. É presidente e diretor artístico do Concurso Internacional de Música Jean Françaix desde 1998.

Walter Cosand (piano)

Walter CosandCoordenador do Departamento de Teclado e Professor da Universidade do Arizona estudou na Eastman School of Music. Na Europa estudou com Joerg Demus. Vencedor de inúmeros prêmios importantes incluindo o Eastman Piano Competition tem sido aclamado pela crítica especializada. Experiente recitalista e camerista tem se apresentado na China, Coréia, Canadá, América Central, Rússia e Europa, além dos Estados Unidos. No verão é professor do Masterworks Festival em Indiana. Gravou para os selos ACA Digital, Advance, ARF, Canyon, Centaur, DPS, JIGU, Koch e Summit. É membro da lista internacional de artistas Steinway.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho