XX Enic premia estudantes com certificados e troféu Jovem Cientista

XX Enic - Encontro de Iniciação Científica premia estudantes com a entrega do troféu Jovens Cientistas, além da entrega da Série Iniciados em versão digital. O encontro foi bastante prestigiado e contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O XX Encontro de Iniciação Científica, Enic, aconteceu no auditório da Reitoria da UFPB, na manhã desta sexta, 14. O evento que é realizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, contou com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Durante o evento houve a entrega do troféu Jovens Cientistas, o lançamento e a entrega da Série Iniciados – volume 17 em versão digital aos premiados.

Estiveram presentes ao XX ENIC, a Reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, o professor Isac Medeiros, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, o professor Thompson de Oliveira, representante do Comitê Institucional do Pibic, a professora Bernadete Almeida, Coordenadora Geral de Programas Acadêmicos e de Iniciação Científica, além de professores e familiares dos estudantes participantes.

A professora Margareth deu início à solenidade falando da importância do Encontro ressaltando que como pesquisadora do CNPQ, desde 1992, naquele momento reafirmava “o compromisso redobrado para a pesquisa em toda sua dimensão” demonstrando o apoio da gestão que se inicia. Margareth fez questão de frisar que uma das metas para 2013 é de que a UFPB amplie o número de bolsas de iniciação científica.

O professor Isac Medeiros ressaltou o valor do Programa para a instituição preparando alunos para a Pós-Graduação. Hoje a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa conta com uma Coordenação Geral de Programas Acadêmicos e Iniciação Científica criada recentemente na nova gestão da UFPB.

A professora Bernadete Figueiredo Almeida discursou para os presentes e disse que “ao longo dos últimos 5 anos, a comunidade acadêmica da UFPB atendeu ao chamado da Iniciação Científica e Tecnológica, apresentando dados significativos que comprovam a ascensão dos seus Programas. Foram: 5.895 projetos submetidos; 2.646 bolsas concedidas pelo CNPq e 1.475 bolsas concedidas pela UFPB, perfazendo 4.121 bolsas concedidas; e 5.669 trabalhos apresentados no ENIC. E enfatizou que era necessário que todos os atores envolvidos naquele evento “tenham adquirido compromisso e responsabilidade social e, também, de saber fazer a diferença na sociedade, sobretudo, por viver em um País que embora seja a 6ª economia do mundo no entanto, ainda se constitui um privilégio o acesso à Educação Superior pública.

Ao final do XX Encontro de Iniciação Científica, a reitora Margareth Diniz agradeceu aos presentes e reiterou os votos de parabéns convocando todos a estarem “juntos no próximo ano com a mesma motivação, o mesmo compromisso, a responsabilidade”.

Agência de Notícias da UFPB