Projeto Para ler o digital lança e-book sobre documentário

Organizado pelo professor e documentarista Bertrand Lira inclui uma coletânea de textos dos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

O grupo de pesquisa do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Produção em Audiovisual (Neppau), através do projeto Para Ler o Digital lança o e-book Documentário e modos de representação do real, uma coletânea de textos dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Comunicação em Mídias Digitais do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (CCHLA/UFPB). Coordenado pelo professor e documentarista Bertrand Lira, o grupo desenvolve pesquisa na área do cinema e do audiovisual há dois anos e esta coletânea é a primeira obra dos seus integrantes.

Na realidade, o grupo foi criado há dois anos dentro do Neppau, o núcleo responsável, entre outros, pela organização do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro. O e-book traz textos de Patrício Rocha, Leandro Cunha, Tatyane Morais, Charles Cadé, Natan Pedrosa e do próprio Bertrand Lira. “O livro é o resultado do desenvolvimento de um projeto de pesquisa sobre o documentário brasileiro contemporâneo, buscando uma ênfase na produção regional e local, e seus modos de representação do real num contexto de emergência de novas mídias e tecnologias digitais”, explica Bertrand, organizador do livro. A capa é uma criação do estudante de Mídias Digitais Natan Pedroza que de forma simples e eficaz traduz a indicação de “gravando” com o círculo vermelho comum nas câmeras de filmar.

Democratizando o saber com as novas tecnologias

O Projeto de Extensão Para ler o digital tem sido responsável pela editoração de dezenas de livros digitais em formatos de ebook e epub, cujas publicações ocorrem na página acadêmica do eLivre – livros eletrônicos livres  (http://www.insite.pro.br/livros.html). O Projeto foi criado no final de 2010 pelo professor Marcos Nicolau e está vinculado ao NAMID – Núcleo de Artes Midiáticas, que por sua vez pertence ao PPGC (Mestrado em Comunicação) e ao DEMID (Curso de Comunicação em Mídias Digitais). O objetivo do projeto é fazer a publicação de obras acadêmicas para serem lidas em computadores, tablets e smartphones, com acesso inteiramente livre.

Integram o Projeto, alunos do Curso de Comunicação em Mídias Digitais que atuam na editoração das obras, desenvolvendo modelos e aprimorando formatos, para que a leitura digital torne-se uma experiência que venha atender a novas necessidades e usos para os livros eletrônicos. Uma dessas experiências ganhou o prêmio EXPOCOM Regional, do INTERCOM, em 2011, na categoria Edição de Livro. A obra experimental vencedora, intitulada Ludosofia: a sabedoria dos jogos é de autoria do professor Marcos Nicolau e a editoração dos alunos Rennam Virginio e Marriett Albuquerque, que atuam como bolsistas PIBIC de Iniciação Científica do CNPq e da UFPB. Os demais alunos do Projeto são: Filipe Almeida, Danielle Abreu, Fabrícia Guedes, Maria Alice Lemos e Francykeila Lourenço.

Além da produção técnica das obras, os alunos participantes do Projeto Para Ler o Digital também fazem pesquisa acadêmica sobre origem e evolução do livro, bem como o impacto do livro digital na cultura contemporânea, tanto pelo aspecto de modos de leitura quanto pelos aspectos mercadológicos que implicam em novos modelos de negócios para a área editorial do país. Os artigos resultantes destas pesquisas são publicadas em Periódicos da área de Comunicação.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria