CCS cadastra voluntários para tratamento de herpes labial

O cadastro está sendo efetuado no horário de 16h às 18h, nas terças e quintas-feiras, no Centro de Ciências da Saúde, Campus I, em João Pessoa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está cadastrando pessoas para o tratamento do herpes labial. Os interessados devem procurar a sala do SAS, próximo ao “Elefante Branco”, no Centro de Ciência da Saúde (CCS), Campus I, em João Pessoa, no horário das 16h às 18h. Essa seleção é feita nas terças e quintas-feiras. Os escolhidos testarão o primeiro medicamento sintético brasileiro, para o combate a doença. “Essa pomada inibe a infecção, reduz a dor e a coceira, além de ampliar o prazo de reincidência da doença”, explicou o professor Marçal de Queiroz Paulo, do Departamento de Química da UFPB, órgão ligado ao Centro de Ciências Exatas da Natureza (CCEN).

A seleção dos voluntários começou no dia 15 de janeiro passado e deve durar cerca de 30 dias. A expectativa é que de 80 a 100 pacientes sejam inscritos no ensaio clínico desenvolvido pela UFPB. “A partir desses resultados, podemos obter o registro do medicamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, explicou o professor Marçal de Queiroz.  Segundo ele, a pesquisa para desenvolver esse medicamento durou entre 15 a 20 anos.

O professor Marçal de Queiroz disse que a pomada produzida pela UFPB, em parceria com a indústria farmacêutica, permite ao paciente reduzir a reincidência da doença significativamente. “Uma pessoa que tem herpes a cada seis meses, por exemplo, pode demorar de um a dois anos para ter uma nova crise”, afirmou. Outras informações sobre a seleção de voluntários podem ser obtidas pelo número (83) 3216-7573.

Herpes simples

É uma infecção causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 e 2) que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas especialmente nos lábios e nos genitais, mas que podem surgir em qualquer outra parte do corpo. A transmissão se dá pelo contato direto das lesões com a pele ou a mucosa de uma pessoa não infectada.

Sintomas como coceira, ardor, agulhadas e formigamento podem indicar o surgimento do Herpes, que pode ser identificado com a irrupção das lesões cutâneas – pequenas bolhas cheias de líquido claro ou amarelado que formam crostas. No caso especifico do herpes genital, podem ocorrer febre e ardor ao urinar.

Herpes é uma doença sexualmente transmissível. O uso de preservativos ajuda a diminuir o risco de contágio. Alguns fatores, como traumatismo, estresse, exposição prolongada ao sol, menstruação, favorecem o aparecimento de recidivas. Na gravidez, herpes simples pode representar uma preocupação. Dentro do útero a criança está protegida, mas pode ser infectada durante o parto normal. Mantenha seu médico informado. Lave sempre as mãos e evite tocar as lesões, quer as suas, quer as de outras pessoas.

Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dias