Professor português recebe homenagem da UFPB

ImprimirImprimir

José Avelãs Nunes recebe o título de Doutor Honoris Causa, no próximo dia 15, às 19h, no auditório da Antiga Faculdade de Direito

 

No próximo dia 15, às 19h, no auditório da antiga Faculdade de Direito, na Praça João Pessoa, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), reunida em Assembléia Magna, concede o título de Doutor Honoris Causa ao professor catedrático português António José Avelãs Nunes, da Universidade de Coimbra, Portugal.

                    

A concessão do título ao professor Avelãs Nunes foi uma proposta do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ) da UFPB, a partir de uma iniciativa da professora Maria Luiza Alencar Mayer Feitosa, ex-aluna do homenageado e atual vice-diretora da Faculdade de Direito da UFPB. Na cerimônia de concessão da láurea honoris causa, o professor Avelãs Nunes será saudado pelo coordenador do PPGCJ, professor Enoque Feitosa Sobreira Filho.

 

Homenageado

 

Professor catedrático da Universidade de Coimbra, onde dirige o Boletim de Ciências Econômicas, Avelãs Nunes se doutorou com a tese “Industrialização e Desenvolvimento – A Economia Política do modelo brasileiro de desenvolvimento”, obra prefaciada, na edição brasileira (ed. Quartier Latin), pelo professor e economista paraibano, Celso Furtado. Em Portugal exerceu a docência, a pesquisa científica, a política e a administração universitária, reunindo as qualidades de professor e pesquisador engajado, intelectual dinâmico e proativo, ator político e social de posições claras e intervenções importantes. Entre outras funções, Avelãs Nunes foi presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Direito e, depois, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra, cargo que exerceu até se aposentar, em 2010.

 

No Brasil, é membro correspondente da Academia Brasileira de Direito Constitucional e foi observador estrangeiro convidado em dois processos de avaliação trienal dos Programas de Pós-Graduação em Direito da CAPES. Sua atividade científica foi reconhecida com diversas premiações internacionais (Fernstromska Priset, Sweden, 1981; FEBS Anniversary Prize, 1982; Premio Gulbenkian de Ciência e Tecnologia, Portugal, 1987; Prix Behring-Metchnikoff, France, 1990; Prix Lacassagne du College de France, 1995), e condecorações (Ordem do Cruzeiro do Sul, Brasil; Chevalier de La Légion d'Honneur, France). Atualmente, é diretor do Instituto Gulbenkian de Ciência, Oeiras, Portugal; diretor do CNRS Laboratoire Européen Associé “Tolérance Naturelle” e diretor de Pesquisa do CNRS, França. No Brasil, Avelãs Nunes já foi agraciado com o título de doutor honoris causa pelas Universidades Federais do Paraná e de Alagoas.

 

Entre suas publicações, merecem destaque: O Keynesianismo e a Contra-revolução Monetarista, Coimbra, 1991; Noção e Objeto da Economia Política, Coimbra, 1996; Neoliberalismo, globalização e desenvolvimento econômico, 2001; Neoliberalismo e Direitos Humanos, 2003; Introdução à História da Ciência Econômica e do Pensamento Econômico, 2004; A Constituição Europeia – a constitucionalização do neoliberalismo, edição conjunta Revista dos Tribunais e Coimbra editora, 2006; Do capitalismo e do socialismo, Fundação Boiteux, 2007, Uma Volta ao Mundo das Ideias Econômicas, Será a Economia uma Ciência?, Almedina, 2008 e As voltas que o mundo dá… Reflexões a propósito das aventuras e desventuras do Estado Social , 2010. Em todas estas obras, é patente a preocupação com a vida dos homens, sua organização, a satisfação das necessidades materiais e os sistemas das forças produtivas. São temas conexos à produção, ao mercado, aos preços, ao crédito, à moeda, que migram para o campo da industrialização e do desenvolvimento, passando pela distribuição da renda e pelo respeito aos direitos humanos.

 

No âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPB, a contribuição de Avelãs Nunes tem sido efetiva desde 2006, tendo entrado para o quadro de professores colaboradores e, nessa qualidade, ministrado disciplinas, proferido aulas inaugurais (anos letivos 2007 – PPGCJ e 2010 - CCJ) e recebido homenagens (foi o homenageado do I Congresso Paraibano de Direito Econômico, realizado pela UFPB, em 2008).

 

 

Fonte: Agência de Notícias da UFPB/ Com informações do CCJ