Estudantes coletam assinaturas para a campanha SOS seca

A campanha foi lançada pela Assembleia Legislativa e o documento vai ser entregue ao governo federal, pedindo ações que ajudem o Nordeste

Cerca de 1.600 alunos da Universidade Federal da Paraíba já assinaram o abaixo-assinado da Campanha SOS Seca Paraíba. O documento vai ser entregue ao governo federal e pede a implantação de ações que ajudem o Nordeste a enfrentar os períodos de estiagem. A campanha foi lançada pela Assembleia Legislativa do Estado, no dia 15 de janeiro passado, e conta com a participação de vários segmentos da sociedade.

A coleta de assinaturas começou no campus I da UFPB, em João Pessoa, desde o dia 24 de janeiro passado. Elas prosseguem até o dia 18 de fevereiro, quando haverá uma reunião entre deputados estaduais, a reitora da instituição, professora Margareth Diniz, e alunos engajados no projeto.

"A reitora Margareth Diniz me convidou e estimulou a lutar por uma causa que é comum a todos os nordestinos e que é responsabilidade de todos os brasileiros: ajudar nossos irmãos que estão sendo, há muito, vitimados pelas secas e, mais recentemente, pela pior seca das últimas décadas.", afirma Moizéis Lima da Silva, aluno de Direito e coordenador da Comissão de Coleta de Assinaturas da UFPB.

Existe um ponto fixo de coleta montado no Restaurante Universitário, no horário entre 11 e 13 horas. Além disso, alunos que apoiam a campanha vão de sala em sala coletando assinaturas. A Comissão de Coleta é formada por três membros da Coordenação da Residência e por outros cinco residentes.

O abaixo-assinado serve para fortalecer a “Carta da Paraíba”, documento oficial da campanha, que junto com relatório final da “Caravana da Seca”, reúne as deliberações da incursão feitas por uma comissão de deputados estaduais em 50 municípios paraibanos atingidos pela seca.

As ações exigidas no documento vão desde a ampliação em números de carros-pipa, distribuição de cestas básicas, construção de cisternas até limpar barragens e encontrar uma solução para os agricultores que se endividaram com o BNB, entre outras.

Mais informações pelo telefone: (83) 9608-9957.

Agência de Notícias da UFPB - Mª Cristina Dias