Idep – UFPB participa do Encontro de Prefeitos da Paraíba

O Instituto de Desenvolvimento do Estado da Paraíba, da UFPB, marcou presença no Encontro de Prefeitos Paraibanos que aconteceu nesta segunda (18), no hotel Tambaú, em João Pessoa. Durante o Encontro, o stand do Idep recebeu vários prefeitos paraibanos e secretários de estado.

A presença do Idep, durante o Encontro, foi mais uma ação afirmativa no caminho da concretização dos objetivos do Instituto que pretende formar parcerias e desenvolver estudos e pesquisas aplicadas a instituições públicas e privadas em todo estado da Paraíba.

Muitas autoridades marcaram presença no stand do Idep entre elas, os prefeitos de, Bayeux, Guarabira, Sousa, Alhandra, Araras, Esperança, Campina Grande e João Pessoa, além de Buba Germano; presidente da Famup – Federação das Associações de Municípios da Paraíba, Nivaldo Magalhães; presidente do Iterpa – Instituto de Terras e Planejamento Agrícola da Paraíba, o secretário Executivo de Turismo da Paraíba, Walter Aguiar e o presidente do Cooperar, Roberto Vital.

Para o diretor técnico do Idep, João Macedo, “o Encontro de prefeitos serviu para promover a relação do Idep com as prefeituras na busca de soluções que sejam executáveis nos vários setores municipais”. “Não adianta pensar em desenvolvimento como algo pontual. Precisamos pensar quais nossas potencialidades e para isso estamos procurando parcerias. Vamos contribuir para reduzir os espaços que existem entre as instituições municipais, estaduais e a da própria UFPB com a sociedade”, afirmou.

O presidente do Idep, professor Luiz Renato, disse que “o Encontro foi de extrema importância como ação afirmativa para concretizar a missão do Idep que é produzir, disseminar e promover a aplicação de conhecimentos científicos, tecnológicos, artísticos e culturais integrados ao desenvolvimento do nosso estado”. Entre as ações planejadas pelo Idep – UFPB estão o apoio ao desenvolvimento de pequenos municípios, as inovações tecnológicas para micro e pequenas empresas e a educação básica pública na Paraíba, entre outras.

Luíz Renato disse ainda que em breve o Instituto vai promover um estudo para definir o índice de desenvolvimento sustentabilidade do estado da Paraíba. “Hoje a gente não tem um parâmetro próprio de índice social, no nosso estado. Nos baseamos com índices nacionais que não condizem com a nossa realidade”, disse.

Ascom Reitoria - Bob Vagner