Professor da UFPB recebe Prêmio do Ministério da Defesa

Marcos Alan Shaikhzadeh Vahdat Ferreira do Departamento de Relações Internacionais do CCSA obteve primeiro lugar na categoria doutorado

Professor Marcos Alan Ferreira (esquerda)O professor Marcos Alan Shaikhzadeh Vahdat Ferreira do Departamento de Relações Internacionais do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (CCSA/UFPB) teve sua tese contemplada em primeiro lugar no 5º Concurso de Teses sobre Defesa Nacional promovido pelo Ministério da Defesa.

Em sua tese de doutorado, Marcos Alan Ferreira procurou analisar a política externa dos EUA para a América Latina depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, especialmente em relação à região da Tríplice Fronteira (entre Argentina, Brasil e Paraguai). Considerada pelos norte-americanos uma área propensa a ser utilizada como base de apoio ao terrorismo internacional, por meio do financiamento a grupos islâmicos radicais, o autor também mostra o posicionamento do governo brasileiro diante desta postura de Washington.

Para Marcos Alan, o prêmio reflete não só o seu esforço e de seu orientador, professor Shiguenoli Miyamoto, mas também a qualidade do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Unicamp. “Trata-se da principal premiação dessa área no Brasil, que fortalece a interface entre o setor civil e militar no setor acadêmico. Após um período de pesquisa da National Defense University, em Washington, e de viagens de campo à Tríplice Fronteira, demonstrei que há divergências entre o governo do Brasil e dos Estados Unidos em torno do tema, embora haja cooperação em operações policiais e de controle financeiro entre os dois países. Não obstante, a região continua a constar como uma área de preocupação por setores governamentais americanos, como é o caso do Departamento de Defesa.”

O concurso, que é organizado a cada dois anos pela Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), teve 54 candidatos concorrendo na área de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Afins, que tenha relação com setores de defesa e segurança nacional e internacional. A proposta da premiação, apoiada pela Capes e pela Associação Brasileira de Estudos de Defesa (Abed), é incentivar a reflexão, o debate e a produção acadêmica e científica sobre o tema.

As teses foram selecionadas por uma comissão com acadêmicos de renome e presidida pelo professor Antônio Jorge Ramalho da Rocha, assessor especial do Ministro da Defesa. Os vencedores receberam entre R$ 5 mil e R$ 12 mil, conforme a categoria.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria