“Diagnósticos, intervenções e resultados de Enfermagem”, autoria de Telma Garcia da UFPB e Marcia Cubas da PUC-PR, é um dos lançamentos da Elsevier
A orientação da prática da Enfermagem. Este é o principal objetivo dos cinco lançamentos da editora Elsevier na área, que apresentam métodos e habilidades necessárias para a realização de planos de assistência de Enfermagem. Três das obras são traduções e os outros dois livros são de conteúdo produzido por especialistas brasileiros. Um deles é “Diagnósticos, intervenções e resultados de Enfermagem: Subsídios para a sistematização da prática profissional”.
Este livro é organizado pela enfermeira e Codiretora do Centro para Pesquisa e Desenvolvimento da CIPE do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPB e Diretora de Publicações e Comunicação Social da ABEn Nacional, Telma Ribeiro Garcia; e pela enfermeira e docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Saúde da PUC-PR, Marcia Regina Cubas. Ambas fazem parte da Subcomissão de Sistematização da Prática da Enfermagem, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn Nacional).
A obra é coeditada com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e foi lançada no 64º Congresso Brasileiro de Enfermagem, realizado em 2012 em Porto Alegre (RS).“Diagnósticos, intervenções e resultados de Enfermagem” fornece uma abordagem dos processo envolvidos no cotidiano da profissão.
O título recebeu destaque entre os lançamentos oficiais do Congresso, ao expor 699 diagnósticos, 1312 resultados e 2625 intervenções na área em diferentes cenários da Enfermagem brasileira atua, incluindo ensino, assistência, pesquisa e administração/gerenciamento do cuidado de Enfermagem.
Nesta obra são apresentadas listagens de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, para cuja construção foram levadas em consideração diversas diversas fontes e que, em vista disso, melhor se aplicam à realidade brasileira. O livro é um instrumento de consulta e apoio para quem exerce a prática de cuidar de pessoas, famílias e grupos humanos, individual ou coletivamente.
A sistematização da assistência de enfermagem possibilita a organização do cuidado profissional, “quanto ao método, pessoal e instrumentos”, ao mesmo tempo em que viabiliza o desenvolvimento do processo de enfermagem no cotidiano do cuidado para assim atender uma necessidade social de ofertar cuidados técnicos qualificados como parte da totalidade da atenção à saúde.
Os capítulos são organizados pelas necessidades psicobiológicas, psicossociais e psicoespirituais. Os profissionais são estimulados a contribuir com novos métodos de cuidado. Os profissionais são estimulados a contribuir com novas afirmativas de diagnósticos/resultados e intervenções de enfermagem, ampliando as possibilidade de cuidado, pois o livro apresenta espaços indicados pela chamada à atençãopara o registro de situações não contempladas na edição.
“Esta obra apresenta relações de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem que facilitarão o pensamento crítico e a tomada de decisão clínica, bem como o registro sistemático da prática profissional, aspecto imprescindível para a conquista da autonomia e da visibilidade da Enfermagem”, afirma Telma Ribeiro Garcia, organizadora do livro e membro da ABEn.
Assessoria de Imprensa: Cantato do Trabalho (21)3256-2606.