Estudantes de Psicologia promovem Fórum de Saúde Mental

Será realizado nesta sexta-feira (8), das 7h30 às 17h, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB, no Campus I, em João Pessoa

Estudantes do Curso de Psicologia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), promovem nesta sexta-feira (8) o I Fórum de Saúde Mental Universitário. Sob o tema central “A reforma psiquiátrica e suas implicações no contexto de trabalho dos profissionais de saúde”, o evento será realizado no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, no Campus I, em João Pessoa.

O fórum tem como público alvo: estudantes, Mestres, Profissionais da área de saúde e afins, Coletivos Militantes e representantes de Órgãos do Poder Judiciário.

De acordo com os organizadores do evento, o Fórum objetiva ampliar o conhecimento dos participantes sobre a Reforma Psiquiátrica e suas implicações no contexto de trabalho dos profissionais de Saúde Mental; possibilitar debates sobre a situação dos Serviços de Saúde Mental (desafios e perspectivas) versus apoio (intersetorialidade), à luz do que é preconizado pela reforma psiquiátrica, objetivando a otimização dos mesmos; ampliar a divulgação dos Serviços de Saúde Mental, que compõem a Rede SUS, no âmbito Municipal e Estadual, instigando a participação de acadêmicos no desenvolvimento das atividades desenvolvidas nesses espaços, em caráter voluntário; e promover, incentivar e divulgar o debate e desenvolvimento de novas ideias, servindo de base para construção de novos arranjos e estratégias de enfrentamento ao descaso e descumprimento das normas e rotinas explicitadas amplamente pela Reforma Psiquiátrica.

O fórum também deseja proporcionar encontros para discussão das diversas práticas de Saúde Mental e tem a finalidade de aproximar profissionais, sociedade, gestores, mestres e estudantes com a perspectiva de ampliar conhecimento e discutir estratégias de enfrentamentos às problemáticas cotidianas do fazer em saúde.

Estão sendo aguardados 300 participantes e convidados. O evento é promovido em parceria com UFPB; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ); Faculdades de Enfermagem e Medicina Nova Esperança (FACENE/FAMENE); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Maurício de Nassau; Secretaria Municipal/Estadual de Saúde; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS); Serviço de Assistência Domiciliar (SAD).]

Manhã

Local: UFPB, Auditório do CCJ

07h30 às 08h30: Credenciamento e entrega de material.

8h30 às 10h00: Conferência de Abertura – Tema: Reforma Psiquiátrica: avanços com a implantação das redes psicossociais. Palestrante: Shirlene Queiroz (Coordenação Estadual de Saúde Mental e Leandro Roque, Coordenador do CAPS AD David Capistrano)

10h às 10h30: Abertura para debate

10h30: Grupo Cultural do CAPS David Capistrano

11h: Intervalo para o almoço

Tarde

13h às 15h: Mesa Redonda - O trabalho em serviços de saúde mental no contexto da reforma psiquiátrica.

Coordenadora da mesa: Maura Sobreira

Sub-Tema 1: Substutividade x Modelo Psiquiátrico Clássico: uma visão de funcionamento do REAL versus IDEAL. Debatedor: Álissan Karine (UFCG)

Sub-Tema 2: A Família e o fazer da clínica mental: redesenhando as práticas de cuidado. Debatedor: Dulcian Medeiros (UERN)

Sub-Tema 3: Emergências Psiquiátricas: Tecendo os novos procedimentos. Debatedor: Roberto Mendes (PASM)

15h às 15h30 - Abertura para Debate

15h30 às 16h - Coffe-Breack

16h às 17h – Oficina Ilustrativa de Processos de Trabalho e Militância Estudantil - Coletivo Canto Geral; CAPS AD – David Capistrano; Psicólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); CAPSi e PASM.

17h – Encerramento.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias