Invento evita dor lombar na hora da troca de pneu

ImprimirImprimir

O equipamento é um dispositivo eletromecânico que ejeta e posiciona o estepe do veículo conforme os princípios da ergonomia, proporcionando maior conforto ao usuário

 

O professor Jair Silveira, vinculado ao Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), criou um equipamento destinado a minorar o desconforto provocado toda vez que alguém precisa trocar um pneu de veículo automotor. O invento leva em conta condições ergonômicas ideais para que o usuário não sofra prejuízos em sua coluna vertebral, evitando assim dores lombares no levantamento e transporte desse tipo de carga.

 

“A maioria das dores naquela região do corpo tem origem no mau alinhamento da coluna vertebral quando uma pessoa ergue ou transporta alguma carga. Recomendações médicas orientam que essa carga não deve ultrapassar um percentual em torno de 15% da massa corporal. A retirada do pneu do porta-malas é uma situação que favorece o surgimento de problemas, já que não existe posição confortável para tal”, explica o pesquisador.

 

O equipamento inventado por ele, definido como Mecanismo Auxiliar para Troca de Pneu Automotivo (MATPA), é um dispositivo eletromecânico que ejeta e posiciona o estepe do veículo conforme os princípios da ergonomia, proporcionando maior conforto ao usuário.

 

Jair Silveira explica o funcionamento do mecanismo. “A base é um mecanismo de sete barras acoplado a um parafuso sem fim. O movimento é feito com a utilização de um motor elétrico de corrente contínua alimentado pela bateria do carro. O controle de subida e descida do pneu é automatizado, bastando para isso acionar botão instalado no próprio porta-malas. O dispositivo está instalado no compartimento e abaixo do estepe, ocupando cerca de 8,5% do volume útil original”, conclui o inventor.

 

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7356.

 

Fonte: Agência de Notícias da UFPB/ Com informações da Ascom CT