Caminhada na praia comemora o Dia do Bibliotecário

Evento acontece neste sábado (9), a partir das 16h, no Busto de Tamandaré e tem como meta promover uma integração entre profissionais e acadêmicos da área

O Dia do Bibliotecário, comemorado em 12 de março, terá uma programação especial na capital paraibana. Neste sábado (9), a partir das 16h, será realizada a “Caminhada da Biblioteconomia” no Busto de Tamandaré na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco para celebrar a data.

O evento que tem como meta promover uma integração entre profissionais e acadêmicos da área é uma realização da Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba, Conselho Regional de Biblioteconomia, Departamento de Ciência da Informação, Coordenação do Curso de Graduação em Biblioteconomia e o Centro Acadêmico de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

De acordo com a Presidente da Associação de Bibliotecários da Paraíba, professora Jemina Marques de Oliveira, a caminhada é alusiva às comemorações pelo Dia do Bibliotecário e tem como objetivo promover a integração entre profissionais e acadêmicos, mas, sobretudo, divulgar a profissão de bibliotecário, “estamos seguindo os passos de outras Associações do Brasil que estão promovendo esta caminhada como, por exemplo, a Associação Catarinense de Bibliotecários que este ano já vai para a sua terceira edição da Caminhada da Biblioteconomia”, destaca a professora.

Para Jamina “precisamos nos unir cada vez mais em prol da profissão do Bibliotecário, defendendo seu reconhecimento e seus espaços de atuação. É importante refletir e discutir sobre a realidade das bibliotecas e dos Bibliotecários. Nesse contexto, precisamos dar visibilidade à nossa profissão e discutir a situação das Bibliotecas no Estado da Paraíba”.

Sobre a profissão

O bibliotecário é o profissional qualificado para realizar processo de registro e transferência da informação. Este profissional se dedica ao tratamento da informação tornando-a acessível, independente do suporte informacional.

A Biblioteconomia na Paraíba tem sua origem na fundação do Curso de Graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal da Paraíba em 1969. O curso é um dos mais antigos do Brasil formando, na modalidade Bacharelado, há 44 anos, profissionais capacitados para atuar na organização, disseminação e gestão da informação.

O Dia do Bibliotecário é comemorado desde 1958 no Brasil, no dia 12 de Março, em homenagem a Manuel Bastos Tigre, que nasceu nesse dia, em 1882. Bastos Tigre foi um homem multifacetado, tendo sido ao longo da sua vida engenheiro, jornalista, poeta, compositor, teatrólogo, humorista, e publicitário.

Informações sobre o Curso: http://dci.ccsa.ufpb.br/?Gradua%E7%E3o:Biblioteconomia.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria