Reitora da UFPB é recebida em audiência no Palácio

A Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, foi recebida na tarde desta quinta-feira (14) em audiência pelo Governador Ricardo Coutinho, no Palácio da Redenção.

Acompanhada do Vice-Reitor, Eduardo Rabenhorst, da Pró-Reitora de Graduação, Ariane Sá, do Assessor Jurídico, Marcelo Weick e da Assessora de Gabinete, Marinalva Palmeira, a Reitora fez questão de reiterar ao Chefe do Executivo estadual a condição de parceiros entre UFPB e Governo da Paraíba.

E foi nessa condição que a gestora da universidade levou projetos educacionais prontos e orçados que envolvem as duas entidades e que beneficiam o povo paraibano. “Temos muitas coisas em que podemos avançar”, registrou o governador, interessado nas parcerias propostas, que envolvem recursos da ordem de 7 milhões de reais, da parte do Governo, e 4 milhões de reais, da parte da UFPB. Durante aproximadamente 1 hora e 30 minutos, a audiência transcorreu no debate de questões educacionais que envolvem a comunidade paraibana.

Durante a conversa no gabinete do governador, a Reitora solicitou empenho da administração estadual no quesito segurança pública no entorno do campus I da UFPB. “Já mantive entendimentos com o coronel Euller, comandante da PM paraibana, e peço à V. Exa. que reforce junto ao ele o pleito de comunidade universitária por maior segurança nas proximidades de nossa instituição”, pontuou.

Afirmando que o governo buscará a adequação dos interesses comuns entre as duas instituições em favor da Paraíba e dos paraibanos, o chefe do executivo solicitou aos dirigentes universitários a cessão do prédio da antiga Faculdade de Direito, ao lado do Palácio, “onde poderemos instalar diversos organismos da administração estadual, contribuindo para a sua manutenção que, por ser histórico, é de altíssimo custo”, revelou o governador.

CONVITE

Ao final da audiência, a Reitora Margareth Diniz convidou o Governador Ricardo Coutinho a participar da palestra que o professor, médico e cientista Miguel Nicolelis fará no próximo dia 25 no Auditório da Reitoria, campus I da UFPB.

Miguel Nicolelis foi considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo no começo da década passada, segundo a revista "Scientific American". Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Nicolelis é o primeiro cientista a receber da instituição americana no mesmo ano o Pioneer e o Transformative R01 e o primeiro brasileiro a ter um artigo publicado na capa da revista Science.

Lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência da Universidade Duke (Durham, Estados Unidos), no campo de fisiologia de órgãos e sistemas, na tentativa de integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro-máquina).
O governador agradeceu o convite e confirmou sua presença ao evento.

Ascom - Reitoria - Fernando Caldeira