Participantes de feira da UFPB são finalistas em São Paulo

Os dois projetos finalistas foram criados por jovens de escolas públicas e privadas participantes da segunda feira de Ciências em Engenharia Elétrica

Projeto JARVISCinco estudantes de João Pessoa foram finalistas na Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, que aconteceu na Universidade de São Paulo (USP). Os dois projetos finalistas, foram criados por jovens de escolas públicas e privadas participantes da 2ª feira de Ciências em Engenharia Elétrica da UFPB. Os trabalhos selecionados foram: “Aquário Inteligente” e “Projeto J.A.R.V.I.S. - Jarvis Automatize Remotamente Via Inteligência Sistêmica”.

Os paraibanos que participaram da feira de São Paulo foram para a final e concorreram com 330 trabalhos distribuídos em sete áreas do conhecimento (Exatas e da Terra, Biológicas, Agrárias, Sáude, Sociais, Humanas e Engenharia).

A Feira de Ciência e Engenharia Elétrica (FEE) onde os estudantes foram escolhidos é realizada pelo Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR/UFPB) e envolve cerca de 120 alunos de escolas públicas e  privadas de ensino médio da cidade de João Pessoa. O objetivo principal da FEE é motivar alunos para Cursos de Engenharia e divulgação tecnológica e científica.

Anderson de Andrade Vieira, do Instituto Federal da Paraíba, obteve a segunda colocação com o projeto denominado “Aquário Inteligente”.  Ele ganhou como prêmio um Curso de Mecatrônica na Escola Avançada de Engenharia Mecatrônica na Universidade de São Paulo (USP).Projeto Aquário Inteligente

O projeto “Aquário Inteligente” consiste de um controlador eletrônico das funções básicas de um aquário de peixes ornamentais. Este controlador realiza a alimentação automática dos peixes, através de um dispositivo eletromecânico, o controle de iluminação artificial e a temperatura. O resultado é um ambiente adequado à criação de peixes ornamentais.

Os outros paraibanos que ficaram nas finais da feira foram os estudantes Caio Luders de Araújo e Lucas Alcântara de Lemos do colégio GEO e Rafael Oliveira Carvalho do Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Eles apresentaram o projeto J.A.R.V.I.S. “Jarvis, Automatize Remotamente Via Inteligência Sistêmica”.

O outro projeto  consiste em um sistema unificado para gerenciar aspectos residenciais (sistemas de segurança, controle de água e energia e quaisquer aparelhos eletrônicos) totalmente acessível e de fácil acesso em qualquer parte do mundo por qualquer computador, tablete ou smartpfone  através da técnica de responsividade.

Sob orientação do professor Cleonilson Protásio de  Souza,  os projetos da finalíssima nacional e todos os inscritos na 2ª Feira de Ciências em Engenharia Elétrica da UFPB serão expostos em abril na Estação Ciência da Paraíba, em data a ser divulgada.

Sobre a Febrace

Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli, a Febrace tem o objetivo de despertar nos jovens o interesse pela ciência, estimulando a criatividade, a inovação e o empreendedorismo entre estudantes pré-universitários. Nesta edição, foram selecionados 330 trabalhos de todas as áreas do conhecimento, desenvolvidos por 740 estudantes do ensino básico com o apoio de 291 professores. Os projetos, a exemplo das edições anteriores, oferecem soluções alternativas – muitas vezes inovadoras – para problemas da sociedade.

Os finalistas foram escolhidos entre 1.898 trabalhos submetidos diretamente pelos estudantes ou indicados pelos organizadores das 65 feiras afiliadas – mobilizando mais de 22.500 estudantes. No evento, os projetos foram avaliados por uma comissão julgadora. Os autores dos melhores trabalhos ganharam diversos prêmios – de medalhas a bolsas de iniciação e estágios. Também serão selecionados nove estudantes para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF), que neste ano acontece em Phoenix, Arizona (EUA), de 12 a 17 de maio.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo