Professor do Campus III da UFPB participa de encontro mundial

José Humberto Vilar consegue aprovar Simpósio sobre Eficiência Alimentar como parte integrante do 102º Encontro Mundial da Poultry Science, em San Diedo, EUA

O professor José Humberto Vilar da Silva, do Departamento de Agropecuária do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCHSA/UFPB), Campus de Bananeiras - e do Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências Agrárias (CCA), em Areia, vai participar do 102º Encontro Mundial da Poultry Science que acontece de 22 a 25 de julho deste ano, em San Diego, Califórnia (EUA).

O paraibano e os professores Walter Botje, da Universidade de Arkansas, e Roger Taylor, da Universidade de New Hampshire, aprovaram o Simpósio “Feed Efficiency: From Animal to Genome” (Eficiência Alimentar: do Animal ao Genoma) como parte da programação desse encontro promovido anualmente pela Poultry Science Association (www.poultryscience.org/psa13/default.asp).

José Humberto- lidera o Grupo de Pesquisas em Nutrição de Aves; com seus alunos pesquisadores, é pioneiro na implantação de muitas metodologias de pesquisas com nutrição de frangos, codornas, galinhas poedeiras, peixes e coelhos na UFPB.  É pesquisador 1-B do CNPQ e vem desenvolvendo pesquisas em nutrição animal na UFPB em parceria com empresas como a paraibana Guaraves e as multinacionais Adisseo, Ajinomoto, Altech há cerca de 18 anos. Ainda neste ano, lançará com seus colegas da Universidade Estadual Paulista  - UNESP-Jaboticabal (professores Nilva Kazue Sakomura, João Batista Kocherborgen e Luciano Hauschild), além do professor Fernando Perazzo do CCA/UFPB, o livro “Nutrição de Não-Ruminantes” cuja ideia original foi lançada por ele no ano de 2010. Neste livro o professor Humberto escreveu cinco capítulos.

Estágios

No dia 30 deste mês o estudante do Doutorado, Sthelio Braga da Fonseca (de sua equipe), viaja para estágio de oito meses em Portugal, onde vai desenvolver parte do seu trabalho de Tese no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental - CIIMAR. Já o professor Humberto embarca para Athens, na Georgia, para realizar o estágio em Nível de Pós-Doutorado de 1 ano na Universidade da Georgia nos Estados Unidos com projeto aprovado pelo Programa Ciências Sem Fronteira do CNPq-Capes. O tema de sua pesquisa será sobre “Gene expression of protein syntheses in the Pectoralis, proliferation of intestinal carriers and metabolism of DL-Methionine and its analog in broilers fed pratical diets supplemented or no with ciste(i)ne" (Expressão de genes da sintese proteica no Pectoralis, proliferação de transportadores intestinais e metabolismo da DL-Metionina e seu Análogo em frangos recebendo deitas práticas suplementadas ou não com ciste(i)na).

O tema gira em torno da aplicação da Nutrigenômica, uma nova ciência que integra conhecimentos da fisiologia, bioquímica, nutrição, bioestatística e bioinformática para conhecer e explicar melhor como os nutrientes afetam a expressão gênica em tecidos alvos como o internino, o metabolismo e o peito de frangos de corte.

No projeto o professor Humberto vai estudar qual a relação existente entre alguns nutrientes e a expressão gênica de transportadores intestinais, expressão de genes codificando para enzimas do metabolismo intermediário e a deposição de proteína no peito de frangos de corte.

Contatos pelo telefone (CCA): (83) 3362-2300.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCHSA/CCA