Conferência internacional na UFPB mostra novas tecnologias

A décima quarta edição sobre Materiais e Tecnologias não Convencionais de Construção prossegue até quarta-feira (27), no Centro de Tecnologia, Campus I

Pesquisadores brasileiros e de mais 25 países estão em João Pessoa participando da 14ª Conferência Internacional sobre Materiais e Tecnologias não Convencionais de Construção. O evento que começou domingo (23) acontece no Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (CT/UFPB) e segue até o dia 27 de março.

Nos quatro dias de conferência serão apresentados 150 trabalhos científicos sobre o uso de materiais como o bambu, terra crua, entre outros, que ao serem empregados na construção, diminuem os custos energéticos e financeiros e se apresentam como alternativas eficazes na redução do impacto ambiental e da falta de moradias.

Na tarde desta segunda-feira (25), um dos trabalhos que chamou a atenção foi a oficina ministrada pela professora e arquiteta colombiana Lucía Esperanza Garzon. Com uso de terra crua, sisal e bambu, ela reproduziu a aplicação de técnicas simples como o adobe, que barateiam a construção e causam menos danos ambientais.

“O adobe foi a primeira técnica que se desenvolveu no mundo para a construção, mas com a industrialização deixou de ser convencional. Enquanto isso, existe um déficit enorme de moradias no mundo todo. A população na zona rural sempre usou a terra para a construção, porém sem o implemento de técnicas eficazes que garantam qualidade e segurança. A ideia é difundir esse conhecimento e utiliza-lo em benefício da humanidade”, afirmou a pesquisadora.

Para o professor titular da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Khorsrow Ghavami, o desafio é superar o preconceito com os materiais naturais e o domínio da indústria da construção civil.

Esta é a segunda vez que a Conferência é realizada na UFPB. Para o professor Normando Perazzo, um dos coordenadores do evento, isso demonstra o reconhecimento da instituição no cenário internacional.

O Centro de Tecnologia da UFPB também marca presença no evento através de equipes de professores e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGECAM) e Ciências e Engenharia de Materiais (PPGCEM).

Agência de Notícias da UFPB - Laena Antunes