UFPB e Ministério das Cidades assinam Termo de Cooperação

Com o auditório da Reitoria tomado de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, pró-reitores, professores, jornalistas e outros profissionais liberais, foi assinado na manhã desta quinta-feira(2) o Termo de Cooperação entre o Ministério das Cidades e o Instituto de Desenvolvimento da UFPB.

O Convênio tem como objetivo central proporcionar aos gestores municipais paraibanos, conhecimentos necessários para elaboração de projetos que tenham viabilidade e consigam recursos na esfera federal.

Para alcançar essa meta, o convênio firmado tem atuação nos seguintes vetores :

- Fomentar o aprimoramento técnico dos agentes municipais do estado da Paraíba por meio de um conjunto de informações necessárias sobre os programas e ações do Ministério das Cidades;

- Dialogar sobre os programas e políticas do Ministério das Cidades e sobre as formas de acesso e financiamento disponíveis;

- Debater sobre os modelos institucionais adequados para a viabilização de projetos urbanos e os investimentos e custos estimados para a sua implementação;

- Apresentar as estratégias para a viabilização de projetos urbanos, os riscos, as vantagens e os benefícios ambientais, sociais e econômicos.

O Termo de Cooperação foi assinado pelo Ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, pela Reitora da UFPB, Maragareth Diniz, e pelo professor Luiz Renato, presidente do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (Idep).

Na abertura da solenidade, o presidente do Idep  elogiou a disposição do Ministro de vir até a universidade para junto com ela capacitar mais e melhor os gestores municipais da Paraíba na busca de recursos federais. “Isso é possível hoje Sr. Ministro, porque temos uma Reitora criando condições favoráveis para esse intento, e que implanta na gestão da UFPB o lema menos discursos e mais ação.

Em seguida falou o Ministro Agnaldo Ribeiro, destacando a importância dessa parceria entre Ministério e Universidade, no sentido de colaborar com os prefeitos na elaboração de bons projetos, ‘porque são só os bons projetos que conseguem recursos da União’, registrou ele, lembrando que o planejamento estratégico dos municípios da Paraíba é fundamental para a captação desses recursos, ‘e é isso que esta parceria entre Ministério das Cidades e UFPB pretende viabilizar aos gestores’, registrou.

Por fim, a Reitora Margareth Diniz também ressaltou a importância da presença do Ministro das Cidades na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o que estreita ainda mais os laços e diminui o caminho entre os prefeitos paraibanos e a UFPB que, ‘através do ensino, da pesquisa e da extensão, pode e vai ajudar muito os gestores municipais na elaboração e apresentação de projetos ao Governo Federal.

Presentes também à solenidade a deputada estadual Daniela Ribeiro, representando a Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, a Secretária Municipal de Habitação, Socorro Gadelha, representando o Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e o Presidente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) na Paraíba, Lucélio Cartaxo.

ASCOM – Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo – estagiária)