UFPB inicia atividades de exames periódicos a seus funcionários

ImprimirImprimir

A avaliação do estado de saúde dos servidores que está a cargo da Coordenação de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho da Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) foi iniciada na manhã de hoje (2) no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e prosseguirá até o dia 13 de dezembro deste ano.

 

 

A Reitora Margareth Diniz esteve presente e teve seu sangue coletado, incentivando para  a importância dos exames periódicos aos funcionários da UFPB.

 

Com os exames periódicos, o HULW fará consultas, além dos respectivos exames e avaliação clínica com a emissão do Atestado de Saúde Ocupacional pelo médico do trabalho.

 

 

O início dos trabalhos de avaliação da saúde dos servidores contou, além da Magnífica Reitora, com as presenças do Superintendente do HULW, professor João Batista; Pró- Reitor de Gestão de Pessoas, Francisco Ramalho, além de médicos e funcionários do hospital.

 

A importância da realização dos exames

Segundo a psicóloga e coordenadora de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho, Aline Lucena, o planejamento e convocação dos exames periódicos estarão a cargo da Coordenação, acrescentando que os exames serão realizados por unidade administrativa e acadêmica. O período compreenderá a realização dos exames básicos, complementares e específicos, se for o caso, até conclusão destes pelo servidor, incluindo a avaliação médica. 

 

Os exames ocupacionais serão realizados, conforme critérios de idade, gênero, e estão descritos no art. 6◦ do decreto 6.856/09. Estes se classificam como básicos, complementares e específicos. Exames básicos - comuns a todos os servidores: Avaliação clínica, Hemograma completo, Glicemia, Urina tipo I, Creatinina, Colesterol total, Triglicérides, TGO, TGP e Citologia Oncótica – o Papanicolau (para mulheres). Para de realização dos exames laboratoriais é recomendado dieta 12 horas de jejum. Exames complementares - relacionados com a idade e gênero do servidor; servidores com mais de 45 anos de idade: Oftalmológico; servidores com mais de 50 anos de idade: Pesquisa de sangue oculto nas fezes; Mamografia para as mulheres e PSA para os homens. Exames específicos: pertinentes à atividade laboral, ao local ou amb iente de trabalho e com os fatores de riscos a que estão expostos os servidores. 

 

O intervalo de tempo para a realização dos exames também está baseado em critérios de idade, gênero e ocupacionais, da seguinte forma: bienal, para os servidores com idade entre dezoito e quarenta e cinco anos; anual, para os servidores com idade acima de quarenta e cinco anos; e anual ou em intervalos menores, para os servidores expostos a riscos que possam implicar o desencadeamento ou agravamento de doença ocupacional ou profissional e para os portadores de doenças crônicas.  

 

A importância da realização destes exames pode ser observada sob a ótica do servidor e da administração. Para o servidor traz benefícios como possibilitar a prevenção de doenças, melhorar a qualidade de vida no trabalho e estimular cuidados com a saúde, mencionando que é garantido o sigilo das informações e procedimentos realizados. É importante salientar que não é preciso ser detentor de plano de saúde, pois, os exames serão custeados totalmente pela União.

Fonte: 
ASCOM – Reitoria -Fernando Caldeira e Jéssica Azevedo - estagiária