PRAC/UFPB apoiam evento de Arte e Crítica

A Coordenação de Extensão da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal da Paraíba (COEX/PRAC/UFPB) (PRAC) está apoiando os Encontros de Arte e Crítica, promovido pelo projeto Lastro– intercâmbios livres em arte, que acontecerá no Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) de seis a nove de maio a partir das 14h.

O evento realizado pela Oyá Projetos Culturais e financiado pelo Programa Rede Nacional de Artes Visuais da Fundação Nacional de Arte (FUNART) contará com uma palestra de abertura com Beatriz Lemos e um workshop com Paulo Miyada que tem disponibilidade de 25 vagas.

Durante os workshops serão discutidos momentos chaves da arte contemporânea em que a noção de projeto ocupa lugar estruturante nos processos criativos, seja como predeterminação de um conjunto de gestos, seja como visualização de algo que deve ser realizado por outra pessoa, seja como divulgação de uma ideia irrealizável. O projeto é reconhecido como fundamento central para campos como a arquitetura e o design, porém é visto de forma controversa nas artes visuais. Exemplos serão utilizados para contextualizá-lo e discutir seus limites e possibilidades. Ao longo da oficina os participantes também serão convidados a elaborar análises e proposições voltadas ao assunto.

Beatriz Lemos

Licenciada em História da Arte pela UERJ e mestranda em História Social da Cultura PUC-RJ, trabalhou, entre 2002 e 2008, como assistente na área de pesquisa e curadoria no Museu de Arte Contemporânea de Niterói. Dedica-se, atualmente, à curadoria independente com pesquisa voltada para a arte contemporânea e seus desdobramentos em redes. Integra a equipe de coordenação do Programa de Residência Terra UNA (www.terrauna.org .br), em Minas Gerais, e articula projetos de intercâmbios entre cenas de arte na América Latina, participando de residências e idealizando exposições no Brasil e exterior.

Paulo Miyada

Arquiteto e urbanista pela FAU USP. Assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo, atualmente coordena o Núcleo de pesquisa e curadoria do Instituto Tomie Ohtake, atua como curador do programa Rumos do Itaú Cultural 2011-2112.

A Inscrição para palestra e workshop é gratuita e já está acontecendo através do e-mail: nac.arte@hotmail.com

Para mais informações acesse http://www.lastroarte.com/sobre

ASCOM – Reitoria -Fernando Caldeira e Jéssica Azevedo - estagiária