Concertos Internacionais apresenta recital de Violino e Piano

Nesta série, Andrea Dawson e Cristina Gerling interpretam Sonatas de Beethoven, Grieg e Franck; as duas se apresentam nesta segunda-feira (20), às 20h30

Em prosseguimento à Série de Concertos Internacionais do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), a UFPB está recebendo as professoras Andrea Dawson (Middle Tennessee State University - EUA) e Cristina Capparelli Gerling (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que apresentam recital de violino e piano nesta segunda-feira (20), na Sala Radegundis Feitosa, às 20h30, Campus de João Pessoa. No programa estão incluídas Sonatas célebres dos compositores L. van Beethoven, Edvard Grieg e César Franck. Este concerto marcará o encerramento de um fim de semana de trabalhos, que inclui também a realização de Master-Classes de violino e de piano para os alunos da UFPB.

A violinista Andrea Dawson encontra-se no Brasil a convite dos Programas de Pós-Graduação em Música da UFRGS e da UFPB e se apresenta ao lado de Cristina Gerling através de uma parceria artístico-acadêmica que visa estreitar os laços entre as Universidades envolvidas. Andrea Dawson é reconhecida pela sua expressividade e sobriedade interpretativa, com ampla carreira como solista e camerista. É pós-graduada pela renomada Eastman School of Music e atualmente leciona no estado do Tennessee (EUA). A professora Cristina Capparelli Gerling é uma das mais respeitadas pianistas brasileiras e concilia as atividades artísticas com sua atuação como docente e pesquisadora. Cristina Gerling é professora da UFRGS e pesquisadora do CNPq, com importantes pesquisas voltadas para a interpretação musical.

Este evento artístico acadêmico é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, através da área de Práticas Interpretativas e conta com o apoio da Coordenação do PPGM, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Assessoria para Assuntos Internacionais da UFPB e do LAMUSI – Laboratório de Música Aplicada do CCTA.

As intérpretes:

A violinista Andrea Dawson é Mestre em Música e Doutora em Artes Musicais pela prestigiosa Eastman School of Music de Nova York, onde foi premiada com o título de Performer´s Certificate. Ela também possui título de Bachelor of Arts em Antropologia, com especialização em língua francesa, e Bacharelado em Música na área de performance violinística pelo Oberlin College & Conservatory, de Ohio.

Andrea Dawson é professora de violino da Escola de Música da Middle Tenessee State University, desde 2007, como também é membro do corpo docente da Tennessee Governor's School for the Arts. Andrea Dawson atua nos conjuntos Stones River Chamber Players e Music City Baroque, com os quais tem realizado gravações para as rádios WPLN e Nashville Public Radio. Antes de se mudar para o Tennessee, foi Professora Assistente da University of Texas – Pan American, como também foi spalla da Valley Symphony Orchestra, no sul do Texas. Realiza sua primeira turnê pelo país, apresentando recitais e master-classes em universidades brasileiras.

Mineira de Uberlândia, a pianista Cristina Capparelli Gerling é professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1985. Foi a primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS e é professora titular de piano desde 1996.  Além de sua atividade docente, apresenta-se regularmente com orquestras, grupos de câmara e em recitais de piano solo. Como camerista, Cristina já completou 40 anos de duo de violino e piano com Fredi Gerling e se apresentou ao lado de Marylou Churchill, Eric Rosenblith, Bernard Zinck, Annette-Barbara Vogel, Richard Markson, Quarteto Botticelli (Texas Tech University) e o Trio Villa-Lobos de Londres.

Na sua formação, recebeu o título de mestre em música pelo New England Conservatory. Recebeu o grau de doutor em artes musicais na Boston University. Já atuou sob a regência dos maestros Fredi Gerling, A. C. Borges Cunha, Isaac Karabtchevsky, Manfredo Schmiedt, Garcia Virgil, Julio Medaglia e Ion Robertson.

É pesquisadora do CNPq e procura conciliar as atividades acadêmicas, pedagógicas e artísticas. No ano de 2012 realizou um estágio sênior nos Estados Unidos, no qual desenvolve projeto sobre músicos e memorização com a equipe do psicólogo Dr. Roger Chaffin na University of Connecticut. Durante sua estadia apresentou-se nos estados de Iowa, New York e Connecticut, além do Canadá.

Contatos pelo telefone: (83) 3216-7005.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do PPGM