Jornalista da UFPB lança livro em homenagem ao Sport

Costa Filho narra a história de sua paixão pelo Rubro-Negro pernambucano; lançamento será nesta quinta-feira (16), às 19h, na Livraria Leitura - Manaíra

A paixão de um menino de Catolé do Rocha, cidade do Alto Sertão paraibano, por um clube de futebol da Capital pernambucana: o Sport Club do Recife. Este é o mote do livro “Meu Coração de Leão – Memórias de um Paraibano Louco pelo Sport”, do jornalista Costa Filho. O lançamento, em João Pessoa, acontece nesta quinta-feira (16), às 19h, na Livraria Leitura, no Shopping Center Manaíra; no dia 25 de maio (sábado), às 17 horas, no Projeto Xiquexique, em Catolé do Rocha, terra natal do autor. Na segunda-feira (13), Costa Filho fez o lançamento do livro na Sede Monumental do Sport, no Recife.

Com apresentação do jornalista Suetoni Souto Maior e prefácio de Milton Caldas Bivar, presidente do Sport Club do Recife campeão da Copa do Brasil em 2008, “Meu Coração de Leão” é um lançamento da Mídia Gráfica e Editora (João Pessoa). A obra, que tem ainda posfácio assinado por Homero Lacerda, presidente do Sport na conquista do Campeonato Brasileiro de 1987, é um relato da história de Costa Filho com o Rubro-Negro pernambucano, desde a sua infância até os dias atuais.

Nas 174 páginas de “Meu Coração de Leão – Memórias de um Paraibano Louco pelo Sport”, Costa Filho (repórter da Agência de Notícias da Universidade Federal da Paraíba) conta uma série de histórias comoventes, como, por exemplo, o dia em que se convenceu da impossibilidade de defender, como atleta, o seu time de coração. O jornalista narra fatos marcantes deste “amor sem limites” pelo Rubro-Negro da Ilha do Retiro, com reconhecimento de vários dirigentes do clube pernambucano.

São depoimentos como o de Fred Domingos, um dos mais influentes diretores da história do Sport Club do Recife, e de Edgard Monteiro, diretor das Categorias de Base do Leão. A propósito, deste último, certa vez o jornalista paraibano ouviu o seguinte: “Costa Filho, você já fez pelo Sport mais do que muitos jogadores que vestiram a nossa camisa”. O livro “Meu Coração de Leão – Memórias de um Paraibano Louco pelo Sport”  tem revisão de Edilza Detmering, arte de capa de David Fernandes e apoio promocional de Sheilla Martins Produções Artísticas.

Sobre o autor

Costa Filho é jornalista, formado pela Universidade Federal da Paraíba (1988), com pós-graduação em Linguística, também pela UFPB (2011). Paraibano, natural de Catolé do Rocha, é repórter da Agência de Notícias da UFPB, com passagens pela Rádio Universitária (UFPB), Rádio Tabajara, Rádio Tambaú FM, Jornal Correio da Paraíba e Jornal A União, onde foi editor do Correio das Artes e do Caderno de Cultura. Na Biblioteca Central da UFPB, editou o boletim informativo BC Cultura. Na TV UFPB, exerceu as funções de diretor de jornalismo e editor-chefe do Jornal Universidade.

Contato: costafilho87@yahoo.com.br; (83) 9999-5262 e (83) 8660-1563.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo