VI Encontro da Associação de Etnomusicologia será na UFPB

Participam do encontro músicos, musicólogos, além de sociólogos, antropólogos, psicólogos e pedagogos; acontece de 27 a 31 deste mês, em João Pessoa

Tendo como principal conferencista o músico norte-americano Jeff Todd Titton, que falará sobre Música e sustentabilidade, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediará, de 27 a 31 deste mês, o VI Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia (Enabet). O evento acontecerá em João Pessoa. As inscrições de candidatos podem ser feitas até o próximo dia 27.

De acordo com os organizadores do evento, as discussões e apresentações artísticas presentes neste encontro dizem respeito a várias vertentes que têm na música o ponto de encontro de saberes de diversas áreas. De maneira bastante sintética as temáticas pertinentes à etnomusicologia são (divisão de Bruno Nettl): Música fora da tradição intitulada erudita ocidental; Música e Tradição Oral; Música nos seus Contextos; Música e Culturas contemporâneas; Música Popular; Cultura Popular; Música a partir da Cultura e Música enquanto Cultura; “Comparações” entre Músicas do Mundo.

O encontro, pela natureza do seu tema, é não somente de músicos e musicólogos, mas também de sociólogos, antropólogos, psicólogos, pedagogos.

A comissão organizadora também está recebendo inscrições para voluntários que desejam trabalhar no evento, em atividade certificada. Os interessados podem entrar em contato com Maria Juliana (integrante da Comissão Organizadora e aluna do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB), pelos telefones: (83) 8881-7943, 9921-2095 (Tim), 4141-4658.

Tema principal

Sustentabilidade é uma palavra em evidência, em vários sentidos. Mas, como diz Jeff Todd Titon, etnomusicólogo norte-americano que fará a conferência de abertura do evento, ”esta pode ser a marca de uma ideia poderosa: a possibilidade de traduzir e gerar controvérsias relevantes, vindo neste processo a significar, em diferentes contextos, muitas coisas, às vezes até opostas. Ao longo do VI Enabet, iremos explorar as várias relações que podemos estabelecer entre ‘sustentabilidade’ e música”.

Ao debater sobre ‘Música e sustentabilidade’ - “estaremos tratando de políticas públicas, estilos de interação, conflito, turismo, propriedade intelectual, publicidade, preservação, adaptabilidade, resiliência e muito mais. E como é de praxe nos encontros da ABET, faremos isso em diálogo as Ciências Sociais, a Musicologia, a Comunicação, os Estudos Culturais e demais áreas afins. Convidamos etnomusicólogos, pesquisadores de áreas afins e estudantes a enviar seus trabalhos para o VI Enabet, seja lidando com o tema geral do congresso em seus diversos ângulos, seja com os mais variados temas da pesquisa sobre música como cultura”.

Outras informações podem ser obtidas no site do evento: http://www.ccta.ufpb.br/vienabet.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias