Workshop do PPGCI/UFPB trata de Direito Autoral e Plágio

O eventoacontece nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23), às 19h, no auditório da Central de Aulas, Campus I; participam alunos de graduação e pós

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI), Campus I, realiza o IWorkshop em Informação, Direito Autoral e Plágio, que acontece nesta quarta e quinta-feiras, às 19h, no auditório da Central de Aulas, em João Pessoa.

A coordenação do Workshop é do professor Guilherme Ataíde Dias e podem participar alunos de Graduação e Pós-Graduação de todas as áreas. Em debate odireito autoral e a prática de plágio nas universidades.

PRIMEIRO DIA: 22/05/2013

ABERTURA:

Professora Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFPB.

Professor Guilherme Ataíde Dias–Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFPB.

PALESTRAS INAUGURAIS:

Título:“Déjá lu: plágio e intertextualidade em escritos acadêmicos”

Palestrante:Professor Eduardo Ramalho Rabenhorst(CCJ/UFPB).

Título: "A Voz da Luz: Imagem, Informação e Persuasão na Metodologia das Ciências Sociais"?

Palestrante:Professor  Marcilio Toscano Franca Filho(CCJ/UFPB).

DEBATES

SEGUNDO DIA: 23/05/2013

PAINEL I: AUTORIA E PLÁGIO

Ministrantes:

Ílina Cordeiro de Macedo Pontes– Bolsista PIBIC. Aluna do Curso de Direito – UFPB.

Sthefanie Cordeiro de Araújo Formiga– Bolsista PIBIC. Aluna do Curso de Biblioteconomia - UFPB

PAINEL II: AVALIAÇÃO DE PLÁGIO EM TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSOS (TCC) NAS FACULDADES DE DIREITO DA CIDADE DE JOÃO PESSOA

Ministrante:

Emanuella dos Santos Silva- Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação – UFPB.

OFICINA:

Título:RECONHECIMENTO DE PLÁGIO: Uso de ferramentas tecnológicas (SoftwarePlagius)

Ministrante:

Professor Guilherme Ataíde Dias- Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFPB.

PAINEL III: O DIREITO AUTORAL E A CESSÃO DE DIREITOS

Ministrante:

Rosilene Paiva Marinho de Sousa–Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFPB.

PAINEL IV: DIREITO AUTORAL: aspectos protetivos em publicações eletrônicas de acesso livre

Ministrante:

Adriana Carla Silva de Oliveira–Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFPB.

PAINEL V: LICENÇA CREATIVE COMMONS: uma visão em face do ordenamento jurídico brasileiro

Ministrantes:

Professor Américo Augusto Nogueira Vieira–Universidade Federal do Paraná – UFPR –Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFPB.

Mariana Cantisani Pádua Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFPB.

Mais informações pelo telefone: (83)3216-7483; e-mail: ppgci.ufpb@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria