Ciranda de Conversas discute equidade de gênero e raça

Serão apresentados os programas que vêm sendo desenvolvidos pelo governo municipal e governo federal na promoção de igualdade de oportunidade

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Ação sobre Mulher e Relações de Sexo e Gênero (Nipam) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza nesta quinta-feira (23), às 15h, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Campus de João Pessoa, a III Ciranda de Conversas. Este mês o tema central será: "Programas Pró-Equidade de Gênero e Raça" com a presença da Secretária de Políticas Públicas para Mulheres de João Pessoa, Socorro Borges e das professoras convidadas Maria Helena Santa Cruz Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Maria do Rosário Leitão (UFR).

Na ocasião serão apresentados os programas que vêm sendo desenvolvidos pelo governo municipal e governo federal na promoção de igualdade de oportunidade e eliminação de todas as formas de discriminação em relação ao gênero e a raça. No Brasil, o Programa integra o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que visa superar as desigualdades, opressão, violência e discriminação de gênero, raça/etnia, orientação sexual, idade e classe que afetam as mulheres brasileiras.

“Queremos discutir as ações que estão sendo realizadas, as novas formas de engajamento e fortalecimento político do Programa nas organizações públicas e privadas e instituições no desenvolvimento cotidiano de novas concepções de gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançarem a equidade entre homens e mulheres no mundo do trabalho”, acrescenta a professora e pesquisadora do Centro de Educação, Maria Eulina Carvalho, integrante do Nipam.

A Ciranda de Conversas é um evento promovido pelo Nipam que divulga e promove o debate, conhecimento e visibilidade acerca das questões das mulheres e gênero. “A comunidade acadêmica, com alunos e professores, pesquisadores e a sociedade em geral precisa ter permanentemente um espaço de diálogo garantido sobre as realidades múltiplas que envolvem a temática de gênero, sexualidades e diversidade humana”, enfatiza Flávia Maia, diretora do Nipam e docente da UFPB.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria