Fórum Universitário da UFPB realiza palestra com professor americano

Reativado após praticamente dez anos de paralisação, o Fórum Universitário da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza no próximo dia 3, às 19 horas, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas, campus I, João Pessoa, o segundo evento deste ano. Trata-se de palestra que será proferida pelo professor George Dulikravich, da Universidade Internacional da Flória (EUA), intitulada “Novas Tendências da Ciência e da Tecnologia nos próximos 25 anos".

Biografia do Pesquisador

O professor George Dulikravich tem formação em engenharia aeroespacial e mecânica, com minors em mecânica teórica e matemática aplicada. Ele trabalhou como pesquisador (NRC Associate Fellow) na NASA (1979-1980), como Pesquisador Visitante no DFVLR- Goettingen (1980, 1982, 1983), como professor assistente na University of Texas at Austin (1982-1986), professor associado na Pennsylvania State University (1986-1999), professor titular (Full Professor) na University of Texas at Arlington (1999-2003) e na Florida International University (desde 2003). Na Florida International University, foi chefe do Departamento f Mechanical and Materials Engineering, entre 2003 e 2009.

Seus trabalhos de pesquisa resultaram em mais de 400 publicações em congressos   periódicos internaionais. O professor Dulikravich organizou duas séries de conferências internacionais, sendo uma delas o Inverse Problems, Design and Optimization Symposium, que encontra-se em sua quarta versão e é co-organizado pelos proponentes deste projeto. Ele também já organizou mais de 100 sessões técnicas sobre problemas inversos e otimização, em congressos internacionais.

Os temas abordados durante a palestra foram divididos em :

·         Tecidos e órgãos artificiais

·         Projeto medicina personalizada

·         Inteligência artificial

Energia

·         Tecnologia de Carvão -para –líquido

·         Energia Solar, eólica, energia das ondas

·         Vias de Transportes elétricas

·         Mini-reatores nucleares

·         Transmissão de energia sem fio

Alimentos e Água

·         Dessalinização / purificação de água

·         Vegetação geneticamente alteradas

·         Animais geneticamente alterados

Defesa

·         Armas de energia dirigida

·         Concepção de materiais com tolerância extrema

·         Controle remoto da mente humana

·         Modificação e controle do clima

·         Terremotos artificiais, tsunamis, Raios

Tecnologias Ativas

·         Nano tecnologia

·         Micro-robótica e fabricação

·         Bases de dados robustas

·         Algoritmos estocásticos

·         Computação Nebulosa

·         Computação química

O Fórum Universitário foi reativado na gestão da Reitora Margareth Diniz e a palestra com o professor George Dulikravich conta com o apoio do Centro de Energias Renováveis da UFPB.  A coordenação do Fórum é do professor Iedo Leite Fontes.

Ascom – Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo – estagiária)