UFPB recebe pesquisadores para debater sobre Cancerologia

Participam do 1º Congresso Acadêmico de Cancerologia, I Encontro Brasileiro de Ligas Acadêmicas e 1º Simpósio Multidisciplinar de Assistência Oncológica

Palestras, mesas-redondas, conferências, caso clínico e shows marcarão as atividades do Primeiro Congresso Acadêmico de Cancerologia (ICONAC), o I Encontro Brasileiro de Ligas Acadêmicas e o I Simpósio Multidisciplinar de Assistência Oncológica. Os eventos acontecerão de 2 a 4 de agosto, com programação para os períodos da manhã, tarde e noite no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), utilizando os auditórios da Reitoria e do Centro de Ciências Médicas (CCM).

De acordo com os organizadores, o I CONAC “tem como propósito tornar disponível o conhecimento, em benefício da população assistida pelas nossas mãos e pelos olhos das nossas profissões”. O congresso será direcionado aos estudantes e profissionais da área de saúde de todas as regiões do Brasil. A programação será voltada para que o profissional receba informações práticas pertinentes a sua área de atuação, trazendo a oncologia cotidiana de interesse para médicos generalistas.

A abertura oficial da programação científica do evento está programada para o dia 2 de agosto, às 19h45, com a mesa redonda “O que o Estudante da Graduação deve saber sobre Cancerologia”, com a moderação do doutor Fábio Botelho da Paraíba e as participações dos doutores Rilva Muñoz e Alexandre Rolim, da Paraíba, e Danielli Matias, do Rio grande do Norte. Nesta mesma noite, às 20h35, haverá a palestra “Bases do Planejamento Terapêutico em cirurgia Oncológica e Perspectivas Futuras”, com exposição do doutor Ademar Lopes de São Paulo.

Os outros dias do evento serão marcados por palestras sobre Neurologia, Urgências e Emergências Oncológicas, Dermatologia e Oncologia Pediátrica; mesas-redondas enfocando  Imaginologia, Cirurgia Abdominal, Mastologia. Ginecologia e Obstetrícia, Pneumologia e Urologia; e conferências destacando temas como Cirurgia Abdominal, Mastologia, Ginecologia e Obstetrícia e, finalmente, um Caso Clínico sobre Oncologia Pediátrica.

O evento contará ainda com atividades dentro do I Simpósio Multidisciplinar de Assistência Oncológica destinado às áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Nutrição enfocando no primeiro horário - o tema “Bioquímica da transdução de sinais inter e intracelulares no Câncer” e no segundo horário será enfocado o tema  - “Fármacos que interferem na transdução de sinais no câncer: antagonistas irosina cinase, inibidores de proteassomo, inibidores da angiogênese, anticorpos monoclonais”.

Inscrições

As inscrições para os eventos podem ser feitas da seguinte forma: Encontro Brasileiro de Ligas Acadêmicas (Voltado para Medicina); I Simpósio Muldisciplinar de Assistência Oncológica (Voltado para Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia) e I Encontro Brasileiro de Ligas Acadêmicas e I Simpósio Multidisciplinar de Assistência Oncológica.

Outras informações e esclarecimentos sobre os eventos pelo telefone: (83) 3216-7616; ou pelo endereço eletrônico: http://www.ccm.ufpb.br/conac/programacaoencontro.xhtml.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo