Documentários fazem parte do projeto Comissão da Verdade, sobre a Ditadura Militar; longas serão exibidos nos dias 4 e 5 de junho, no CCHLA, Campus I
O projeto Cinema pela Verdade (2ª Edição), uma mostra de filmes sobre o período da Ditadura Civil Militar no Brasil, será lançado oficialmente na Paraíba, nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCHLA), da Universidade Federal da Paraíba.
Cinema em Verdade acontecerá simultaneamente em universidades dos 26 estados brasileiros entre os meses de maio e agosto. Durante os dias da mostra, os universitários assistirão a quatro filmes e participarão de palestras com membros da Comissão de Anistia.
Nesta edição, a mostra exibirá dois documentários sobre a ditadura militar no Brasil: “Eu me Lembro”, de Luiz Fernando Lobo, e “Marighella”, de Isa Grinspum Ferraz, além dos longas de ficção “No”, de Pablo Larraín, sobre a ditadura chilena, e “Infância Clandestina”, de Benjamim Ávilia”, sobre a ditadura na Argentina.
Na sessão de abertura, no dia 4 de junho, às 9h, haverá um debate com Waldir Porfírio, membro da Comissão Estadual da Verdade e coordenador do GT “Mortos e Desaparecidos Políticos”; e Paulo Geovanni, professor do Programa de Pós-Graduação em História da UFPB.
Confira a programação:
Dia 4:
9:30 - Filme: "Eu me Lembro" / 19:00 - Filme: "Infância Clandestina"
Dia 5:
9:30 - Filme: "No" / 19:00 - Filme: "Marighella"