Rubens Nóbrega lança o seu primeiro livro 2ª feira na OAB

ImprimirImprimir

“Histórias da Gente” reúne contos e crônicas que têm como protagonistas tipos criados pelo autor ao longo de sua atuação no colunismo da imprensa paraibana

 

O jornalista Rubens Nóbrega faz a sua estreia como escritor às 18h de segunda-feira (3), em João Pessoa, com o lançamento do livro ‘Histórias da Gente’ no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB), Centro da Capital.

 

‘Histórias da Gente’ reúne contos e crônicas que têm como protagonistas tipos criados pelo autor ao longo de sua atuação no colunismo diário na imprensa paraibana. “É tudo ficção, mas baseada em pessoas e fatos reais”, explica Rubens.

        

Editado pela All Print Editora, de São Paulo, ‘Histórias da Gente’ tem apresentação do Professor de Literatura Neroaldo Pontes e do poeta e escritor Ronaldo Monte.

 

A maioria das histórias do livro traz como principal cenário a cidade de Bananeiras, no Brejo Paraibano, onde Rubens viveu boa parte de sua infância e adolescência.

        

“Tem muito de reminiscência, claro, mas a recordação da velha infância serviu à invenção de histórias que me fazem também personagem”, esclarece. Rubens adianta ainda que no livro reinventa, reescreve e romanceia pelo menos dois episódios recentes da história contemporânea da Paraíba. Um, envolve o assassinato do Presidente João Pessoa. O outro, a candidatura do economista Celso Furtado a governador do Estado.

 

Quem é

 

Rubens Nóbrega, 56 anos, estreou no jornalismo em 1974 como Editor Setorial de O Norte, de João Pessoa. Na sequência, foi Secretário de Redação de A União (1975/76), Editor Especial e depois Editor Geral do Jornal Correio da Paraíba (1979/88 e 1990/92), Editor e Colunista do Jornal O Momento (1988/89), Colunista da Revista A Carta (1989/90), Colunista e Editor Geral de O Norte (1993/94), Ombudsman do Correio da Paraíba (1995), Editor do Semanário Jornal da Gente (1997), Colunista do Semanário Contraponto (1998), Comentarista do Programa Rádio Verdade da Arapuan FM de João Pessoa (1999/2002), Colunista do Jornal Correio da Paraíba (2003/2010) e do Jornal da Paraíba (desde abril de 2011). Servidor público federal aposentado, Rubens foi Assessor de Comunicação Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nos reitorados de José Jackson de Carvalho, Neroaldo Pontes e Jader Nunes. Foi também Presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), de 1987 a 1989, e vice-presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos (1997/98). 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria
Compartilhar: