Assentamento em Campina Grande recebe extensionistas

A Equipe “Pererê” faz parte do Programa de Assessoria a Associações de Beneficiários da Reforma Agrária do Centro de Ciências Aplicadas e Educação

Equipe PererêAs assentadas integrantes da Diretoria da Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Pequeno Richard (ATRAPR) participaram, no mês de maio, junto aos extensionistas da Equipe “Pererê” na aplicação das técnicas que integram o DRP (Diagnóstico Rural Participativo). Essa equipe faz parte do Programa de Assessoria a Associações de Beneficiários da Reforma Agrária do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba (CCAE/UFPB), (Campus IV) financiado pelo PROEXT 2013 e coordenado pela professora Maika Zampier, do Curso de Secretariado Executivo.

As atividades aconteceram na Casa Sede do Assentamento, localizada na Zona Rural do Distrito de Catolé de Boa Vista - Campina Grande, PB. Através das dinâmicas do DRP foi possível coletar os dados junto a Diretoria que é composta por 12 membros, todas mulheres, e alguns assentados/associados que se encontraram no local após a reunião da Associação.

As atividades iniciadas nesta primeira fase no Assentamento têm como objetivo o fortalecimento das associações através de uma gestão integral, em seis assentamentos da região da Borborema. Dessa forma, pretende-se fortalecer os grupos locais em sua gestão, por meio da formação e capacitação promovendo o intercâmbio de experiências entre extensionistas, agricultores familiares tradicionais e da reforma agrária do estado de Paraíba a fim de criar uma rede local de gestão solidária envolvendo a política pública no aumento da comercialização.

Os estudantesextensionistas que foram designados para o projeto Pequeno Richard são estudantes dos cursos de Sistemas de Informação (Flabio Batista P. de Oliveira) e Pedagogia - Educação do Campo (Leidson F. Martins e Kamila Karine S. Wanderley). Durante os dois dias de atividade tiveram a supervisão da coordenadora do projeto professora Maika Bueque Zampier (CCAE/ UFPB).

No Assentamento Pequeno Richard vivem 50 famílias que atualmente convivem com a dificuldade de produção agrícola devido à forte estiagem que prejudica a localidade há algum tempo. A Presidente da Associação, “Mamusca”, fala sobre os cursos de aperfeiçoamento: Precisamos de incentivos para alternativas de geração de renda. Já tivemos tentativas de criação de pequenas oficinas, entretanto, precisamos de organização na nossa associação para gerenciar. Com os cursos de aperfeiçoamento que a equipe da UFPB vai nos proporcionar poderemos nos organizar melhor”.

Programa PROEXT 2013: Assessoria a Associações de Beneficiários da Reforma Agrária - PB: Implantação de Gestão Solidária e Rede Local

O Programa do Coletivo de Extensão Popular - Assessoria Secretarial e Gestão Solidária é composto por seis projetos: 1) Projeto 1ª de maio; 2)Projeto Carnoió; 3) Projeto Pequeno Richard; 4) Projeto Antonio Eufrouzino; 5) Projeto Gravatá; 6) Projeto Vitória. Esses projetos são desenvolvidos junto as Associações de Assentados da Reforma Agrária com conteúdos e ações transversais. Tem área de abrangência microrregional, englobando três municípios da região da Borborema sendo eles: Boqueirão, Pocinhos e Campina Grande. Serão envolvidas 247 famílias que vivem distribuídas em seis assentamentos e organizadas em seis associações.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do CCAE