Aluno da UFPB representa o Brasil na Orquestra das Américas

Caio Alves Diniz, do Curso de Bacharelado em Música, é um dos representantes do Brasil na Youth Orchestra of the Americas sob a direção de Plácido Domingos

O discente Caio Alves Diniz, do Curso de Bacharelado em Música da UFPB - Habilitação em Violoncelo, é um dos cinco brasileiros selecionados para fazer parte da Orquestra Jovem das Américas, edição 2013, que realizará turnê pela América Central no mês de julho. Aos 18 anos, Caio Diniz é o violoncelista mais jovem convocado para o programa, que tem a direção do maestro e tenor espanhol Plácido Domingo.

A Orquestra Jovem das Américas é um conjunto multicultural e de classe mundial composta por 100 jovens músicos talentosos, com idade entre 18 e 30 anos, oriundos de mais de 20 países, incluindo Brasil, Argentina, Estados Unidos, Canadá, México, Chile, Venezuela, Colômbia e Cuba.

Na edição 2013, a orquestra realizará turnê por países da América Central, dentre eles Panamá, Nicarágua, El Salvador, Guatemala, Costa Rica e Belize, aonde se apresentará nas mais importantes salas de concerto de cada um dos destinos visitados. O programa da “YOA Orchestra of the Americas 2013, Central America Tour” começa com um período de residência de duas semanas em Santiago, no Panamá, liderada pelo diretor musical Carlos Miguel Prieto e pelo maestro convidado Jean-Philippe Tremblay.

Nesta fase, os jovens músicos receberão treinamento diário da equipe da YOA, formada por instrumentistas das principais orquestras do mundo e liderada por Leon Spierer, ex-integrante da Orquestra Filarmônica de Berlim. A residência inclui seminários acadêmicos e profissionais com uma variedade de tópicos, incluindo aulas de instrumento, ensaios orquestrais e palestras dos compositores residentes do evento, Tan Dun e Scott Wheeler. Desta forma, Caio Diniz será orientado pelo violoncelista alemão Bernhard Lörcher, primeiro violoncelo da Orquestra Filarmônica de Stuttgart. Depois deste período de aulas e ensaios, os jovens músicos partem para uma turnê que terá a duração de cerca de 30 dias.

Trajetória

Caio Diniz iniciou seus estudos de violoncelo aos 8 anos de idade, ainda no Curso Preparatório de Violoncelo oferecido pelo professor Felipe Avellar de Aquino, do Departamento de Música, dentro de projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba. Desde então, Caio vem trilhando uma trajetória sólida em sua formação musical, que naturalmente o conduziu ao Curso de Bacharelado em Música e agora o leva a participar da Youth Orchestra of the Americas. Ainda aos 14 anos, Caio foi um dos mais jovens bolsistas da 40ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão (2009), o mais importante da América Latina. Também participou como bolsista nos festivais de música FEMUSC (Festival de Música de Santa Catarina), MIMU (Movimento Internacional de Música de Uberlândia), Semana da Música UFRN. No ano passado, atuou como solista convidado da Orquestra Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, em turnê por diversas cidades. Na ocasião tocou as Variações sobre um Tema Rococó de Tchaikovsky no Teatro Santa Isabel, no Recife.

O professor Felipe Avellar de Aquino orienta Caio há cerca de 10 anos e o coloca como um dos jovens músicos mais destacados de sua área. Segundo ele, “violoncelistas aqui formados, hoje têm atuação destacada no Brasil e exterior. Caio agora se junta a este grupo”. Alguns egressos da UFPB já atuam como docentes na área de violoncelo em Universidades brasileiras, a exemplo da Universidade Federal de Uberlândia e Universidade Federal de Alagoas, outros são chefes de naipe em importantes orquestras do Brasil, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, e até mesmo membros de orquestras internacionais, a exemplo de Semíramis Costa, que hoje é violoncelista da Orquestra Filarmônica de Stuttgart, na Alemanha. Outros ex-alunos estão atualmente envolvidos em pós-graduação em violoncelo nos EUA e Portugal. Segundo o professor Felipe, “isto demonstra a consolidação da área de violoncelo na UFPB que oferece habilitação no instrumento nos cursos de Licenciatura e Bacharelado, além de ser subárea, dentro da área de concentração em Práticas Interpretativas, em nível de Pós-Graduação, nos cursos de Mestrado e Doutorado em Música”, frisou.

Ao longo de sua trajetória Caio Diniz tocou nas master-classes de renomados violoncelistas como Daret Adkins, Dennis Parker, Beth Vandenborgh, Michael Volldhardt, Anna Gorelova, Bernhard Loercher, Diana Ligeti, Johan Van Iersel, Antônio Del Claro, Watson Clis, Claudio Jaffé, Fábio Presgrave, Alceu Reis, Tereza Cristina Rodrigues, Matias de Oliveira Pinto e Paulo Santoro. Além disso, apresenta-se regularmente nos recitais da classe de violoncelo da UFPB, participa do conjunto Cellos de Câmara, além de atuar em diversos conjuntos de câmara da região. Em 2010 fez seu recital debut durante o seminário Música em Performanceda UFPB, apresentando a Suíte para Violoncelo Solo de Gaspar Cassadó e o Concerto em Mi Menor de Edward Elgar.  Após sua participação na Orquestra das Américas, Caio segue os passos de seu próprio professor e parte para um período de estudos na Louisiana State University, como bolsista daquela instituição, aonde estudará com o violoncelista norte-americano Dennis Parker.

Outras informações sobre a Youth Orchestra of the Americas podem ser obtidas através do site www.yoa.org.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Demus