Reitora instala comissão preparatória do processo de revisão do Estatuto

A Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Margareth Diniz, instalou na última quinta-feira (6), a comissão preparatória dos trabalhos de revisão estatutária.

O objetivo da comissão é pensar o formato e a metodologia dos trabalhos do processo de produção do novo estatuto da instituição, a ser deflagrado em etapa posterior. Segundo a reitora, “a Universidade se faz com participação, democracia, transparência. Vamos procurar, inclusive, outras instituições que já realizaram suas revisões de estatuto e identificar o que é melhor para a nossa”, revelou.

Já o Vice-Reitor, Eduardo Rabenhorst, destacou a importância do engajamento da Reitoria nos trabalhos da estatuinte, sublinhando a autonomia da comissão: “estamos confiantes no resultado desse grupo de trabalho, que tem como escopo traçar para os conselhos superiores da UFPB e para a comunidade acadêmica, os diversos cenários de uma atividade complexa que é a revisão de um estatuto”.

A comissão de estudos é composta pelos seguintes professores, servidores técnicos, estudantes e membros indicados pelas entidades ADUFPB, SINTESP e DCE: Profª Ana Edite Ribeiro Montoia (Presidente); servidora técnica Caroline Rangel Travassos Burity; Prof. Wladimir Nunes Pinheiro (ADUFPB), Prof. Edward Antonio Pinto de Lemos, Prof. Giovanni Queiroz, Jaldes Reis de Meneses, Prof. José Henrique Artigas de Godoy, servidor Marcelo Henrique da Silva, estudante Moizeis Pessoa Lima da Silva (CCJ), Prof. Pedro Luiz Christiano, Prof. Roberto Rondon, Prof. Roberto Wagner C. Raposo, Prof. Anderson Ferreira Vilela, servidor técnico Ednaldo Alves Costa (SINTESP), servidor-técnico Gideon Soares da Silva (SINTESP) e estudantes Arthur Wagner Cavalcanti e Geovanny P. Gomes Pinheiro (DCE).

Estatuinte

A Estatuinte é o processo pelo qual se prepara a formulação ou reforma do Estatuto já existente. Começa pelos estudos preparatórios para a reforma do atual Estatuto, análise de novos contextos políticos, institucionais e educacionais e a adequação e integração da instituição aos processos sociais em curso. O Estatuto hoje vigente na UFPB é de 2002.

Ascom-Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo – estagiária)