Movimento Político MPPU promove evento sobre fraternidade

Encontro acontece nesta sexta e sábado e traz a Deputada Federal Luiza Erundina e o Secretário de Direitos Humanos e Justiça do Acre, Nilson Mourão

“A fraternidade no contexto da ação política no Brasil”. Este é o tema do evento promovido pela Comissão do Movimento Político pela Unidade de João Pessoa (MPPU) que traz para a capital paraibana a Deputada Federal Luíza Erundina.

Luiza Erundina vai intermediar o diálogo sobre a fraternidade apresentada como caminho viável para a realização do objetivo central da política que é o bem comum. O evento é dirigido a todos os cidadãos e acontece na sexta-feira (14), às 19h30, no auditório do Sindicato dos Engenheiros, em João Pessoa.

De acordo com a coordenação do MPPU de João Pessoa, “este momento de reflexão é, sem dúvida, uma oportunidade para chamar a atenção sobre a necessidade de conhecer a fraternidade universal como base estruturante da ação política, no sentido de fomentar a criação e o desenvolvimento de uma nova cultura no cenário social e político brasileiro, capaz de gerar cidadãos aptos a construir uma política que coloque a fraternidade como força de sua ação”.

A participação da UFPB

As primeiras dez escolas brasileiras do MPPU formaram mais de cem alunos de 16 a 30 anos. Em João Pessoa a experiência encontrou espaço no meio acadêmico e atualmente tornou-se um Curso de Extensão da UFPB. Isso foi possível a partir de uma parceria entre a Civitas e o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, o que tem possibilitado a difusão da cultura da fraternidade a um público mais amplo.

Além da UFPB, a Faculdade João Paulo II, de Marília em São Paulo, também conta com o projeto de extensão “Formação e Capacitação da Juventude para a Política e Cidadania”, que teve início em 2011.

Sobre o MPPU

O MPPU surgiu em Nápoles na Itália em 1996, do encontro de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, com políticos de diferentes partidos. A sua proposta era fazer da política um meio privilegiado para a construção da fraternidade universal, por meio do compromisso com a realização do bem comum e de relações coerentes com esse objetivo.

Os interessados em participar devem comparecer no Sindicato dos Engenheiros, localizado na Rua Monsenhor Walfredo Leal 607, bairro Tambiá nesta sexta-feira (14), às 19h30. Não será cobrada taxa de inscrição. Outras informações através do telefone: (83) 3224-4772.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo