As atividades serão desenvolvidas, desta quarta (28) até sexta-feira (30), na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes
Desta quarta-feira (28) até sexta-feira (30), João Pessoa será sede da quinta edição do Congresso Brasileiro de Equoterapia e também do Segundo Congresso Ibero-Americano de Equoterapia. Os eventos irão acontecer na Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.
Os objetivos dos congressos é oferecer espaço para a discussão de temas relacionados com a equoterapia, proporcionar a divulgação científica e promover intercâmbio entre profissionais da área dos países latino-americanos.
Além da participação de três conferencistas da Argentina, Espanha e Portugal e de 30 trabalhos científicos a serem apresentados durante os três dias dos congressos, os eventos irão reunir, durante os três dias, 400 participantes.
De acordo Eva Maria de Oliveira, presidente da Associação Paraibana de Equoterapia (ASPEq) e professora do Departamento de Fisioterapia da UFPB, a equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. O método emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais. Por esse método, a atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo assim para o desenvolvimento da força, tônus muscular, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
Eva Maria de Oliveira, presidente da ASPEq, explicou que: equoterapia é o termo utilizado para designar a pessoa, com deficiência e/ou com necessidades especiais, quando em atividades equoterápicas, “Nesta, o sujeito do processo participa de sua reabilitação, na medida em que interage com o cavalo”, concluiu.
Associação Paraibana de Equoterapia
A Associação Paraibana de Equoterapia – ASPEq, fundada em 14 de abril de 2000, é uma entidade civil, filantrópica, sem fins econômicos, cadastrada e filiada na Associação Nacional de Equoterapia (ANDE- BRASIL) com atuação em todo o estado da Paraíba, tendo como foro a cidade de João Pessoa.
A ASPEq tem por finalidade contribuir para a reabilitação e educação de pessoas com deficiência; normatizar, supervisionar, controlar e coordenar a prática da equoterapia; capacitar recursos humanos, promovendo e estimulando a realização de cursos; realizar pesquisas, cursos, levantamentos estatísticos, propiciando para o avanço científico-tecnológico; e estimular e apoiar a implantação e desenvolvimento de centro de Equoterapia, com a observância dos mais rígidos padrões de ética, eficiência e segurança.
Outras informações sobre a programação dos congressos no endereço eletrônico www.equoterapia.org.br/congressoou no telefone (83) 9312 3112.
Fonte: Agência de Notícias da UFPB – Marcos Figueiredo