Estudante de Arquitetura da UFPB projeta casa inteligente

Dispositivos para controle de janelas, ar condicionado e de iluminação podem ser acionados através de celular ou por computador em qualquer lugar do mundo

A estudante do 9º período do curso de Arquitetura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Luana Stephanie de Medeiros, projetou e desenvolveu uma maquete para aplicações de domótica, denominada de “Casa Inteligente”, na linha dos grandes empreendimentos inovadores em “smart building”. A casa inteligente mede 1,85 x 2,75 m e contém 2 quartos, 1 banheiro, sala para dois ambientes, cozinha integrada, hall de entrada e garagem.

Segundo a futura arquiteta Luana Stephanie comentou, “eu tenho muita satisfação em ter desenvolvido a casa inteligente, pois juntei os conhecimentos obtidos no curso de arquitetura aos conhecimentos de tecnologia de automação residencial, ou seja, de domótica”.

Serão instalados na casa inteligente, dispositivos eletrônicos para controle de janelas, ar condicionado e de iluminação através de aparelho celular ou por computador em qualquer lugar do mundo. Também será possível saber em tempo real o consumo de energia e o consumo de água pelo celular ou se está ocorrendo vazamento de gás.

Pela qualidade do projeto, a direção da Estação Cabo Branco concordou em deixar a casa inteligente em exposição permanente mesmo após o fim da 2ª Feira de Ciências em Engenharia Elétrica que ocorre nesta sexta-feira (14) e sábado (15).

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Laboratório de Microengenharia/CEAR