Reitora recebe representações estudantis em audiência

A Reitora Margareth Diniz recebeu, na tarde desta quinta-feira (13), alunos e várias representações dos movimentos estudantis para discutir as demandas da comunidade acadêmica.

Em audiência que durou mais de 2 horas, a professora Margareth ouviu atentamente às várias reivindicações dos estudantes e das entidades representativas, entre elas o DCE, o Movimento Levante, Coordenações das Residências Universitárias, CAs e universitários que se fizeram presentes.

Entre as reivindicações estavam o aumento de vagas e os critérios para as residências e e para o Restaurante Universitário, o abertura do RU no Campus IV, livre acesso a todos os universitários ao RU em João Pessoa, o desperdício, melhorias no Centro de Vivência. Problemas de infraestrutura em construções como acessibilidade, infiltrações e a proliferação de gatos no Campus também foram citados.

A Reitora ouviu atentamente cada solicitação e, após uma rápida exposição sobre as dotações orçamentárias da Instituição, se prontificou a dar encaminhamento a cada solução nos prazos necessários “sem promessas de urgência que mais tarde não se concretizem”, disse. Margareth se empenhou em resolver as demandas e convocou cada representação estudantil para um esforço em conjunto visando melhorar os serviços na UFPB.

Estavam presentes à reunião Thompson Oliveira da Prape, de Arnaldo Medeiros da Coape, Antônio Luís do RU e Virgínia Siqueira Melo do Serviço de Atenção à Saúde da UFPB (Sas) que se comprometeram para dar encaminhamento às reivindicações com novas reuniões que serão agendadas para efetivar cada ação discutida.

O Diretório Central dos Estudantes ficou responsável pela confecção de um projeto para um Seminários Estudantil aberto a toda comunidade acadêmica para um debate aberto com todos os segmentos da Instituição.

Dayane Rodrigues, coordenadora Geral das Residências Universitárias disse que “a reunião aberta ao debate com a Reitora foi bastante produtiva para as demandas das Residências Universitárias. Já tínhamos um diálogo com esta administração, mas nossa grande preocupação é equalizar a procura e a demanda nas vagas nas nossas residências”, afirmou.

Gabriel Chaves, coordenador Geral do DCE falou que “o encontro foi muito importante já que a Reitora recebeu além do DCE, estudantes, dando encaminhamentos às solicitações. Acredito que esse é o papel do DCE; representar e intermediar as discussões visando melhorias para a comunidade acadêmica”.

Ao final a professora Margareth agradeceu pela oportunidade da “conversa aberta e franca. Sabemos das nossas limitações orçamentárias e é preciso que toda universidade tome conhecimento delas, mas, além disso, precisamos também procurar meios para solucionar cada problema que se apresente diante de nós”, afirmou.

Ascom - Bob Vagner