UFPB no seu Município fecha convênios no Brejo paraibano

A solenidade de assinatura dos Termos de Compromisso Técnico-Científico e Pedagógico aconteceu, nesta quarta-feira (19), no auditório do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros no Campus de Bananeiras.

A Reitora Margareth Diniz e o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários assinaram Termos de Cooperação do Programa UFPB no seu Município com as Prefeituras de Arara, Baneneiras, Casserengue e Solânea além da Câmara Municipal de Bananeiras.

Logo após a assinatura a professora Margareth cumprimentou os presentes e falou da função da Universidade que é estar ao lado da sociedade que a sustententa. “A Universidade precisa derrubar os muros e chegar à sociedade. Uma Universidade participativa que possa efetivar as ações de ensino, pesquisa e extensão. Esse trabalho, que realizamos hoje, é fruto do esforço da equipe da UFPB que tem o objetivo de construir uma sociedade melhor”, afirmou.

Em seguida o Pró-Reitor da Prac, Orlando Villar demonstrou o programa UFPB no seu Município para os prefeitos e secretários presentes ao encontro. Segundo Orlando Vilar o programa precisa do apoio incondicional de cada Prefeitura para que as ações implementadas não criem expectativas que não se concretizem. “Precisamos analisar cada necessidade, cada demanda dos municípios para que as ações de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e da própria UFPB cheguem efetivamente aos municípios e aos seus cidadãos”, ressaltou.

O Programa

UFPB no seu Município é um programa de extensão institucional da Universidade Federal da Paraíba que agrega várias ações de extensão da instituição para contribuir de forma significativa com o desenvolvimento socioambiental, econômico, artístico e cultural de municípios da Paraíba.

As ações de extensão serão implementadas utilizando projetos já aprovados pelos programas de extensão da Prac como o Probex, o Proext e o Fluex. As ações do UFPB no seu Município evolverão todas as áreas de atuação da extensão universitária em acordo com as diretrizes do Fórum de Pró-Reitores de Extensão Universitária.

Estavam presentes ao evento, além da Reitora da UFPB, a equipe da Prac, prefeitos, secretários, Terezinha Martins, diretora do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, o presidente da Famup, Buba Germano e o Superintendente do Sebrae-PB Luiz Alberto Amorim.

Ao final da solenidade, todos se dirigiram à quadra de esportes do Campus para assitirem apresentações de quadrilhas, cirandas e carimbó mostradas por grupos folclóricos da região. Foi servida também uma farta mesa com comidas típicas do São João nordestino.

Ascom Reitoria - Bob Vagner