Núcleo da UFPB promove Fórum Temático ECA nas Escolas

Destinado para professores da Rede Pública de Ensino, será no dia 5 de julho, no auditório da Reitoria; objetivo é discutir o Estatuto da Criança e Adolescente

O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em comemoração aos 23 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), abriu inscrições para 350 professores da Rede Municipal e Estadual de Ensino na Paraíba para participarem do Fórum Temático ECA nas escolas, que será realizado no dia 5 de julho. O evento é uma realização dos Programas PROETEX/2013 “Direitos da Criança e do Adolescente: Construindo Espaços de Promoção de Cidadania” e “Diretos Humanos, Juventude e Segurança Pública”.

Para se inscrever, os professores devem acessar o site http://forumtematicoecanasescolas.blogspot.com.br/p/inscricao.html e preencher a ficha de inscrição. O prazo se encerra no dia 30 deste mês. As vagas estão sendo disponibilizadas para os educadores de João Pessoa, Bayuex, Cabedelo e Santa Rita. O evento será realizado no auditório da Reitoria da UFPB, das 8h às 13h.

De acordo com a vice-coordenadora do NCDH, Maria Ligia Malta, o Fórum visa contribuir para a construção de reflexão e diálogo sobre a promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “Nosso objetivo é ampliar o conhecimento sobre o ECA, fortalecer a implementação do Estatuto no currículo das escolas e construir um espaço permanente de diálogo entre as universidades e os agentes sociais”, afirmou.

Ainda de acordo com Maria Ligia Malta, o encontro tem o intuito de fortalecer o ECA nas escolas. “O desafio é sensibilizar o profissional da educação, e fazê-lo entender que o ECA é um ganho para a sociedade brasileira. Sabemos que muitos, mesmo professores, ainda veem o Estatuto apenas como um instrumento criado para proteger adolescente que comete infração”, avaliou.

Confira a programação:

-8h00: Credenciamento e Apresentação Cultural

-9h00: Mesa de Abertura

-9h30: Mesa Redonda: O ECA nas Escolas

Eixo 1: Apresentação da pesquisa ECA nas escolas (Professora Maria Nazaré Tavares Zenaide)

Eixo 2: Apresentação da cartilha ECA (Professora Lúcia Guerra)

Eixo 3: Poder e disciplina nas escolas (Professor Marconi José Pimentel Pequeno)

-12h30: Debate

-13h00: Encerramento

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7468.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)