MEC e Iphan selecionam Pamin/UFPB para evento nacional

Patrimônio, Memória e Interatividade foi escolhido entre 185 projetos e programas de extensão universitária contemplados com recursos do Proext/MEC

O Pamin - Patrimônio, Memória e Interatividade, do Centro de Informática da UFPB e Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA), está entre os oito programas e projetos selecionados, dentre universidades de todo o país, para participar do encontro nacional do ProExt – Extensão Universitária na Preservação do Patrimônio Cultural – Práticas e Reflexões que será realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto, Minas Gerais, de 24 a 26 de julho. O Pamin foi escolhido entre 185 projetos e programas de extensão universitária contemplados com recursos do Proext/MEC, entre 2009 e 2012.

Segundo a coordenadora do Pamin, professora Luciana Chianca, o Programa da UFPB foi selecionado porque atende aos seguintes critérios: o caráter extensionista e participativo estão bem definidos, há continuidade das ações, o programa é  acompanhado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), realiza ações que envolvem bens preservados e salvaguardados, além de ações focadas na relação entre patrimônio e diversidade cultural.

O objetivo do evento é aproximar coordenadores, professores e estudantes participantes de ações de extensão universitária contemplados pelo edital do Proext/MEC nos últimos quatro anos e voltados para o patrimônio cultural das políticas do Iphan para a área. Pretende-se também avaliar o desenvolvimento da parceria  com o MEC e com as universidades no tema e traçar estratégias para o acompanhamento e avaliação das ações de extensão universitária.

O MEC, Iphan, coordenadores de programas e projetos e demais participantes do encontro esperam como resultado uma aproximação de iniciativas, instituições e agentes diversos envolvidos com atividades relacionadas ao Proext/MEC. Com essa iniciativa, os organizadores também pretendem atingir outras finalidades como a definição de  uma proposta de métodos  de avaliação e monitoramento das ações.

A atividade mais recente da equipe do Pamin foi o projeto “Cultura Digital e Patrimônio - Pamin em Mandacaru”, que capacitou jovens e adultos a ampliarem as possibilidades de disseminar informações da cultura local, através da internet, notadamente por meio do site www.pamin.lavid.ufpb.br, com a finalidade de servir de canal gratuito de divulgação da ação cultural e artística de comunidades menos favorecidas de João Pessoa. As oficinas foram realizadas no período de 13 de maio a 20 de junho.

O Pamin foi criado em 2011 e propõe uma abordagem social e tecnológica para as questões relativas ao armazenamento, catalogação e disseminação de informações espaço-temporais sobre manifestações artísticas e culturais que compõem o patrimônio cultural material e imaterial que representam a diversidade cultural do Brasil. Está estruturado em dois projetos complementares, um de cunho sócio-antropológico, que busca apreender as condições sociais de produção da memória e seus patrimônios, e outro com um enfoque mais tecnológico, visando o armazenamento, catalogação e disseminação do patrimônio cultural material e imaterial, através da utilização de uma plataforma virtual na internet. http://pamin.lavid.ufpb.br/.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria