CGIT/UFPB realiza 1ª Palestra sobre Propriedade Intelectual

Objetivo é discutir a questão dos direitos autorais, patentes, registro de marcas etc; evento será realizado no dia 16 de julho, às 9h, no Auditório da Reitoria

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, no dia 16 de julho, a 1ª Palestra UFPB de Propriedade Intelectual, com a temática “Conceitos de Inovação e Propriedade Intelectual”, que será ministrada pelo pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Armando Mendes Neto. O evento acontecerá no Auditório da Reitoria, Campus I (João Pessoa), às 9h. Podem participar alunos de pós-graduação, servidores e pesquisadores de todas as áreas. A entrada é gratuita.

Segundo o coordenador de Inovação Tecnológica da UFPB (CGIT), professor Petrônio Athayde, o objetivo da palestra é discutir, de forma genérica, termos importantes para os pesquisadores, sobretudo na questão dos direitos autorais. “A propriedade intelectual assegura aos autores de inventos industriais o privilégio temporário para sua utilização, bem como a proteção de suas criações industriais, marcas, nomes de empresas e outros signos distintivos. Queremos debater a propriedade intelectual como um fator de criação do desenvolvimento social”, comentou.

Outro ponto abordado será o da propriedade industrial, principalmente a importância das patentes. “Faremos uma abordagem geral em relação ao registro de marcas, desenhos industriais, entre outros, principalmente através da concessão de patentes de invenção, de modelos de utilidades e de seus variados tipos”, disse o professor Petrônio Athayde.

O evento está sendo organizado pela Coordenação Geral de Inovação Tecnológica (CGIT), Núcleo de Inovação Tecnológica (NTI) e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPG).

Contato: (83) 3216-7558.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)