Parceria UFPB/Insa promove Aula Inaugural de Especialização

Evento será realizado nesta segunda-feira (8) no auditório do Instituto, em Campina Grande; objetivo da Pós-Graduação é discutir o Semiárido brasileiro

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), realiza nesta segunda-feira (08) a Aula Inaugural do Curso de Pós-Graduação: Processos Históricos e Inovações Tecnológicas no Semiárido. O evento irá acontecer no auditório do Insa, em Campina Grande. A solenidade é gratuita e contará com a participação dos candidatos aprovados no processo realizado em junho.

O Curso de Especialização “Processos Históricos e Inovações Tecnológicas no Semiárido” é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através do Edital 26/2012. O objetivo é estruturar o processo de construção do conhecimento histórico, sob os preceitos da Educação do Campo contextualizada às condições do Semiárido brasileiro, propiciando o domínio dos usos de tecnologias sociais sustentáveis na região.

A turma é composta por estudantes graduados, advindos de oito estados da região semiárida brasileira. Os selecionados desenvolverão atividades em assentamentos da reforma agrária, vinculados ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Durante a programação, haverá debates sobre a Educação dos Campos, com o professor Alexandre Eduardo (UFPB) e com integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); e sobre o Uso da Terra, com o diretor do Insa, Ignacio Hernán Salcedo. Acontecerá também uma aula espetáculo com a temática “O Ser Semiárido”, ministrada pelo professor Daniel Duarte Pereira (UFPB).

Confira a programação:

8h – Recepção e apresentação das Instalações Físicas do Insa

9h – Mística de abertura do semestre 2013.1

9h30 – Recepção Política dos Educandos

• Coordenação do Curso e a Direção dos movimentos sociais envolvidos no curso (CPT, MST, MPA, MAB), INCRA e Insa

10h30 – Mesa 1: Educação do Campo e Bem Viver no Semiárido Brasileiro

• Prof. Dr. Alexandre Eduardo – UFPB

• Gedeão – Assentado Sertão da Paraíba – MST

12h – Almoço: Estação Experimental – Insa.

15h30 – Mesa 2 – Semiárido: Terra de produzir, terra de viver

• Prof. Dr. Ignacio Hernán Salcedo – Diretor do Insa

17h – Aula Espetáculo: O Ser Semiárido

• Prof. Dr. Daniel Duarte Pereira – UFPB/Insa

Mais informações (83) 3315 – 6400.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)