Prêmio Jovem Cientista abre inscrições até 30 de agosto

Podem se inscrever estudantes do Ensino Médio, Graduação, Mestrado e Doutorado até o dia 30 de agosto; tema deste ano é “Água: Desafios da Sociedade”

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Cientista, realizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo do concurso é impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. A temática deste ano é “Água: Desafios da Sociedade.” Os estudantes podem se inscrever em quatro categorias: Mestre e Doutor, Ensino Superior, Ensino Médio e Mérito Institucional. O prazo se encerra no dia 30 de agosto.

Para realizar a inscrição, é preciso que os estudantes preencham uma ficha de inscrição disponibilizada no site http://www.jovemcientista.cnpq.br/. Em relação ao Ensino Médio, podem concorrer alunos regularmente matriculados em escolas públicas, privadas ou em escolas técnicas. Também é preciso apresentar um trabalho de pesquisa original de acordo com as normas da ABNT.

Para a categoria Mestre e Doutor, a premiação é de R$ 30 mil para o 1º lugar; R$ 20 mil para o 2º; e R$ 15 mil para o 3º. Para os estudantes de Graduação: R$ 15 mil (1º), R$ 12 mil (2º) e R$ 10 mil (3º). Os três primeiros lugares da categoria Ensino Médio ganharão um laptop Macbook Pro. Também serão premiados, a título de reconhecimento, até nove professores que tenham atuado como orientadores dos candidatos vencedores. A premiação consiste de um Laptop Macbook Pro.

Os estudantes deverão abordar uma das seguintes linhas de pesquisa relacionadas ao tema “Água: Desafios da Sociedade”, entre elas: Gestão Inovadora dos recursos hídricos; uso racional e eficiente da água; uso de membranas no tratamento da água; gerenciamento da água no meio urbano; impactos de mudanças climáticas nos recursos hídricos, entre outros.

A divulgação dos resultados ocorrerá em novembro de 2013, por meio de uma coletiva de imprensa a ser realizada na sede do CNPq, onde os nomes dos ganhadores serão anunciados e publicados no endereço do concurso. Já os prêmios serão entregues, em dezembro, pela presidente Dilma Rousseff.

Mais informações www.jovemcientista.cnpq.br.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)