Campus IV comemora 50 anos do pensamento de Paulo Freire

É com a Jornada de Estudos Freireanos que tem como tema: Paulo Freire e Consciência Planetária, que acontece nesta terça (9), auditório de Mamanguape

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Etnias e Economia Solidária (GEPeeeS)  comemora os 50 anos do pensamento de Paulo Freire com a realização da Jornada de Estudos Freireanos que tem como tema Paulo Freire e Consciência Planetária que acontece nesta terça-feira (9), no auditório do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba  (Mamanguape), até às 12h.

Liderado pelo professor Paulo Palhano, o GEPeeeS vem realizando a Jornada de Estudos Freireanos juntamente com os demais pesquisadores e acadêmicos da UFPB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semiárido  (UFERSA).

As atividades da Jornada acontecem nesta terça-feira (9) com tema central Paulo Freire que tem como conferencista a professora Rita Diana da Universidade Federal Rural do Semiárido, Campus Angicos, e como mediadora a professora Renata Garcia – GEPeeeS –DED-CCAE-UFPB.

Por ocasião, a jornada conta com a presença do professor Alder Calado, que debate sobre A ação educativa junto aos movimentos sociais, mediado pela professora Maria Luzitana Santos, integrante do GEPeeeS e do curso de Secretariado Executivo Bilíngue.

Nas jornadas anteriores foram debatidos temas como: a Pedagogia Freireana, os Movimentos Sociais e a Educação Popular. Outro grande feito foi a realização da caravana Angicos – RN, realizada em 2 de abril deste ano. Integrantes do GEPeeeS saíram de Mamanguape-PB com destino a Angicos-RN e lá participaram de homenagens e comemorações a Paulo Freire.

Círculos de Cultura

Durante a Jornada de Estudos Freirianos acontecerá o lançamento do 1º Circulo de Cultura - Paulo Freire e o SECAMPO 2013.

Trata-se de atividade pedagógica utilizando metodologia freireana que envolverá estudantes, professores e pesquisadores universitários e professores da rede publica. Essa atividade é em preparação ao III SECAMPO a ser realizado de 29 a 31 de outubro de 2013.

Mais informações na página www.ccae.ufpb.br/gepeees.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações do Campus IV