UFPB realiza I Circuito Cultural Universitário Internacional em Música

A UFPB em conjunto com a USP e a UFRN, realiza de 12 a 15 de julho de 2013, o I Circuito Cultural Universitário Internacional no Campus I, em João Pessoa.

Organizado pelo Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da UFPB, o Circuito incluirá oito concertos na Sala Radegundis Feitosa com a participação de artistas e professores do Nordeste, Sudeste e exterior. Serão oferecidas oficinas e palestras no Departamento de Música.

As atrações dos concertos incluem o acordeonista Antonio Spaccarotella (Itália), a cantora lírica Giselle Reis (SP), o cantor/compositor de música popular Zé Leônidas (SP), o violonista Felipe Garibaldi (SP), a OSUFPB Percussão, a Camerata Filipéia (PB), a OSUFPB Pop e o Grupo Iamaká (PB).

Haverá também oficina de acordeon, ministrada por Antonio Spaccarotella, e oficina de percussão, ministrada pela profa. da UFRN Germanna Cunha e pelo percussionista Gustavo Miranda (PB/EUA). O evento ainda inclui palestras do Maestro Marcos Arakaki (MG), sobre Regência Orquestral, e do flautista Marco Antonio Barcellos (PE), sobre a Evolução da Flauta Doce.

Todos os concertos e palestras serão abertos ao público em geral, de forma gratuita. As duas oficinas também serão gratuitas, mas os interessados deverão se inscrever.
Informações sobre as oficinas através dos números 9601-0280 e 8836-8206 (Acordeon) e 3216-7143 e 8807-2421 (Percussão).
A programação completa do I CIRCUITO CULTURAL UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL é a seguinte:

12 DE JULHO – SEXTA-FEIRA

Na Sala de Concertos Radegundis Feitosa:
14h às 18h: Masterclass de Acordeon com Antonio Spaccarotella, acordeon (Itália)
18h: Show de Zé Leônidas (SP)
20h: Concerto da Camerata Filipéia (PB)

13 DE JULHO – SÁBADO

No Departamento de Música:
9h às 12h: Oficina de Percussão com Germanna Cunha (RN) e Gustavo Miranda (EUA/PB)
14h às 17h: Oficina de Percussão com Germanna Cunha (RN) e Gustavo Miranda (EUA/PB)

Na Sala de Concertos Radegundis Feitosa:

18h: Recital de Giselle Reis, canto (SP) e Styveen Azzola, piano (SP)
20h: Show de Zé Leônidas (SP)

14 DE JULHO – DOMINGO
No Departamento de Música:

10h: “A Regência Orquestral” - Palestra do Maestro Marcos Arakaki (MG)
16h: “A Evolução da Flauta Doce” - Palestra de Marco Antonio Barcellos (PE)
16:40h: Concerto do Grupo IAMAKÁ (PB)

Na Sala de Concertos Radegundis Feitosa:
18h: Concerto da OSUFPB Percussão – COMPOMUS 10 Anos (PB)
20h: Recital de Antonio Spaccarotella, acordeon (Itália)

15 DE JULHO – SEGUNDA-FEIRA
Na Sala de Concertos Radegundis Feitosa:
18h: Recital de Felipe Garibaldi, violão (SP)
20h: Concerto da OSUFPB Pop (PB)

OS ARTISTAS

Nascido em Cetraro (Consenza - Itália), o acordeonista Antonio Spaccarotella é reconhecido mundialmente por seu talento e versatilidade musical, destacando-se no cenário internacional de música clássica e jazzística.

A cantora Giselle Reis foi ganhadora dos concursos “Jovens Solistas da Semana Eleazar de Carvalho” e Programa Nascente-USP. Em 2012, foi contemplada com uma bolsa de mérito acadêmico da USP para estudar em Portugal.

Zé Leônidas é músico multi-instrumentista, cantor e compositor, graduado pela Universidade de São Paulo (USP). Ele apresentará uma coleção de canções representativas de sua trajetória, dentro do universo da música popular brasileira, trazendo algumas de sua própria autoria e resgatando referências importantes de mestres como João Bosco e Gilberto Gil.

O violonista Felipe Garibaldi foi premiado no “20º Programa Nascente”, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, interpretando a Sonata N.1 BWV 1001 de J. S. Bach. É bacharel em violão erudito pela ECA-USP. Sua atuação abrange concertos e gravações tanto de música erudita como popular.

A Camerata Filipéia transita entre as expressões musicais eruditas e populares, trabalhando o repertório do renascimento europeu, aplicando preceitos da performance historicamente informada às possibilidades do instrumental moderno, além do repertório da música Armorial e da música andina. Além de instrumentos de cordas dedilhadas, são usados outros instrumentos como a Quena (flauta boliviana), a Zampoña (Flauta de Pã) e com o Violoncelo.

A OSUFPB Percussão e OSUFPB Pop são segmentos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba. No concerto da OSUFPB Percussão serão interpretadas peças dos compositores do COMPOMUS – Laboratório de Composição Musical da UFPB. Já no concerto da OSUFPB Pop, músicos clássicos se apresentarão ao lado de alguns dos melhores músicos populares de João Pessoa, a exemplo de Daniella Gramani e Lula Marinho (voz); Heleno Feitosa “Costinha” (saxofone); Helinho Medeiros (acordeon); Leo Meira, Anderson Mariano e Luis Ricardo (violão e guitarra); Xisto Medeiros (contrabaixo); Júnior Andrade (piano); Gledson Meira, Francisco Xavier, Dennis Bulhões e Glauco Andreza (bateria e percussão); Rogério Borges (regência).

Com três cantores, quatro flautistas, um violonista e um percussionista, o Grupo Iamaká dedica-se ao repertório de música renascentista e contemporânea. Em sua apresentação serão apresentas canções da renascença inglesa.

O Maestro Marcos Arakaki é atualmente um dos mais importantes regentes do País, apresentando-se como maestro convidado com as melhores orquestras brasileiras.

O gaúcho Marco Antonio Barcellos é um dos melhores intérpretes de flauta doce no Brasil, com atuação especial no Nordeste.

O percussionista Gustavo Miranda é Mestre pela Louisiana State University/EUA. Atualmente, ensina percussão pela Performing Arts Academy LSU e Kids Orchestra em Baton Rouge/EUA.

Germanna Cunha, professora da UFRN, é uma das mais destacadas percussionistas em atuação no Nordeste, com inúmeras apresentações em shows, recitais e concertos.

Ascom Reitoria - Bob Vagner c/ NPCA