Professor do Canadá participa de diálogo sobre tradução

Marc Charron da Universidade de Ottawa participa do projeto Por Dentro da Tradução; as apresentações acontecem na sala Multimídia do CCHLA/UFPB

“Por Dentro da Tradução” evento realizado pela Coordenação de Tradução da UFPB foi aberto nesta segunda-feira (15), prossegue nesta terça-feira (16) e termina nesta quarta-feira (17). Dessa vez são apresentados, no projeto, diálogos com  o professor da School  of Translation and Interpretation da Universidade de Ottawa no Canadá, Marc Charron.

As apresentações acontecem na sala de Multimídia A no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA) no Campus de João Pessoa, das 14h30 às 17h30. O Por Dentro da Tradução é uma realização do Departamento de Línguas Estrangeiras e Modernas (DLEM), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Estudos da Graduação e a Coordenação do Curso de Bacharelado em Tradução (CTRAD).

Nesta terça-feira (16), ocorrerá a apresentação e discussão sobre a noção de “americanidade” e a pertinência da noção para os estudos da tradução nas Américas no horário das 14h30 às 17h30. Podem se inscrever alunos de qualquer área da graduação e pós-graduação.

O evento será encerrado nesta quarta-feira (17), com a apresentação e discussão sobre a tradução de alguns aspectos paratextuais do romance “Ru”, de Kim  Thuy; a literatura migrante como forma de tradução cultural. São oferecidas 30 vagas. O “Por Dentro da Tradução” é um evento realizado pela Coordenação de Tradução em que se convidam tradutores e pesquisadores para conversa (in)formal com os alunos do curso de Bacharelado de Tradução.

Sobre Marc Charron

Marc Charron, PhD em Tradução, é professor da Escola de Tradução e Interpretação da Universidade de Ottawa, Canadá. Seus projetos atuais incluem:  “Recent English na French Translations of Don Quijote  and the Question of Modernity” e “Issues of Readability in Literal Translations of Don Quijote”. Suas áreas de interesse convergem para os Estudos da Tradução, tradução literária, literaturas hispânicas, adaptação e sociologia das novas mídias, entre outras.

Informações e inscrições do evento no endereço eletrônico www.cchla.ufpb.br/dlem   ou ainda pelo telefone (83) 3216-8816.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo