UFPB oferece I Curso de Formação em Extensão Popular

Organizado pela Coordenação de Educação Popular (Coep), tem como objetivo refletir sobre a realidade social de comunidades e movimentos populares

Terão início, no dia 29 de julho, as inscrições para a primeira edição do Curso de Formação em Extensão Popular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Organizado pela Coordenação de Educação Popular (Coep), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac),  o curso terá duração de nove meses. A abertura ocorrerá no dia 3 de setembro, às 17h, no Auditório da Reitoria, Campus de João Pessoa, com a participação do professor Alder Júlio Ferreira Calado, referência nacional no campo da Educação Popular.

O Curso de Formação em Extensão Popular da UFPB tem como finalidade promover a reflexão crítica sobre a realidade social de comunidades e movimentos populares, articulando a Educação Popular como elemento impulsionador da construção de caminhos criativos para a constituição de novas práticas sociais de extensão universitária, no campo popular ou no âmbito dos serviços públicos. Além disso, pretende-se ampliar as práticas de Gestão Participativa, de Participação Popular e de Educação e das práticas sociais populares, bem como desenvolver a perspectiva da Educação Popular na extensão como elemento teórico-metodológico norteador de novas práticas e reflexões no campo acadêmico.

O curso é aberto ao público interno da universidade (estudantes, docentes e técnico-administrativos), além de atores sociais de comunidades e serviços sociais (educadores populares, e trabalhadores, gestores), que já mantêm interação com a UFPB através de ações de extensão.

São 100 vagas (25 estudantes; 25 professores; 25 técnicos-administrativos; e 25 membros de movimentos, comunidades e práticas populares). Em caso de demanda maior do que as vagas, haverá seleção, tendo como critérios a análise de carta de intenções e a distribuição equitativa, de forma a contemplar projetos de diferentes centros, áreas temáticas e departamentos.

As inscrições terminam no dia 12 de agosto de 2013, devendo ser feitas exclusivamente de modo presencial na sede da Coep/Prac, no térreo da Reitoria da UFPB, Campus de João Pessoa, no período da manhã ou tarde.

A turma do curso de formação terá 90 horas/aula de carga horária, com 30 aulas (3 horas cada), semanalmente nas quintas-feiras, das 17h às 20h, no Auditório do Centro de Tecnologia da UFPB, Campus de João Pessoa.

Contato pelo telefone (83)3216-7211 ou e-mails coep.ufpb@gmail.com e coep@prac.ufpb.br.

Agência de Notícias da UFPB - Felipe Ramos (estagiário)