PPGA/CCSA discute competências didáticas em Administração

Será durante a segunda edição da Escola de Educação em Administração que ocorre de segunda-feira 22 a dois de agosto, no Campus de João Pessoa

A segunda edição da Escola de Educação em Administração será realizada de segunda-feira (22) a 2 de agosto deste ano, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. A coordenação do evento é do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Competências (NAC), e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (PPGA/CCSA).

A proposta da II Escola de Educação em Administração consiste no esforço de desenvolvimento de competências didáticas para os alunos, ex-alunos e professores do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e de áreas afins, tanto da UFPB quanto de outras instituições. A primeira edição da Escola de Educação foi realizada no ano de 2012.

Nesta nova edição, o objetivo da Escola é fortalecer a competência de formação docente, por meio de discussões teóricas sobre a gestão e os processos de aprendizagem e práticas envolvendo a difusão de estratégias de ensino em ação na educação em Administração.

São objetivos gerais da II Escola de Educação em Administração: envolver e mobilizar a comunidade acadêmica do PPGA, da UFPB e de outras instituições com vistas ao aperfeiçoamento da interação institucional e do desenvolvimento avançado da educação em administração; promover oportunidades de aprendizagem e aprofundamento de conhecimento na dimensão didática dos estudantes do PPGA, da UFPB e de outras instituições; difundir estratégias de ensino balizadas pela aprendizagem em ação.

Para a II Escola de Educação em Administração, adota-se como concepção de modelo de oferta de Fóruns de Ensino e de Pesquisa, Seminários Temáticos e seções de Casos para Ensino: na programação da oferta, foi tomado o cuidado de ter presente oferta para estudantes entrantes no curso de mestrado, e para alunos no segundo ano do mestrado e do curso de doutorado, além de alunos de graduação em administração, com destaque para as sessões de caso para ensino e o seminário “Desenvolvimento de Competências para a Prática de Monitoria” que é voltado à qualificação de monitores dos cursos de graduação.

A programação dos seminários é a seguinte:

-Prática de ensino em Administração, pela professora Ana Lúcia Coelho, de 22 a 26, das 14h às 17h, exclusivamente para alunos da turma 38.

-Uso de Filmes no Ensino de Administração, pelo professor Helltonn Winicius Maciel, de 22 a 25, das 14h às 17h. Público-alvo prioritário: alunos do doutorado, alunos do segundo ano do mestrado e professores da área de Administração.

-Desenvolvimento de Competências para a Prática de Monitoria, pelos professores: João Moraes, Sérgio Neto e Thais Ferreira, de 22 a 26, das 14h às 18h. Não há Público-alvo prioritário: Monitores de Graduação do CCSA.

-Produção de Casos para o ensino em Administração e Contabilidade, pelos professores: Anielson Barbosa da Silva (PPGA/UFPB). Público-alvo prioritário: alunos do doutorado, alunos do segundo ano do mestrado e professores da área de Administração e Ciências Contábeis.

-Perspectivas Teóricas da Aprendizagem no Ensino de Administração, pelos professores: Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo e Thales Batista de Lima, de 29 deste mês a 2 de agosto, das 14h às 17h. Público-alvo prioritário: alunos iniciantes do mestrado.

-Formação do Professor e do Pesquisador em Administração, pelos professores: Roberto Patrus (PUC/MG), de 29 a 31 deste mês, das 8h30 às 12h30. Público-alvo prioritário: alunos do mestrado, doutorado e docentes que atuam na área de Administração e afins.

Fóruns

Os fóruns serão realizados no auditório 211 do CCSA e abertos à comunidade:

-Fórum 01: Perspectivas para a Gestão dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração: desafios e experiências. Coordenação: Marcelo de Souza Bispo. Palestrantes: Professores e Coordenadores dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Administração.  Período: 22 a 25 deste mês. Horário: 14h às 17h30.

-Fórum 02: Conduta Ética no Ensino de Administração. Coordenação: Francisco José da Costa. Palestrantes: Roberto Patrus (PUC/Minas). Dia 29. Local: Auditório 211.

-Fórum 03: A Utilização de Casos Multiformatos na Educação em Administração. Coordenação: Anielson Barbosa da Silva. Palestrantes: Mchael Samir Dalfovo (IBES e UNIVALI/SC). Dia 1 de agosto. Horário: 19h.Local: auditório 211.

Mais informações pelo telefone: (83) 3216-7454.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias